Pincéis de make podem ter mais bactérias que privada; como limpá-los?
Dermatologista ensina como higienizar e indica quando trocar os pincéis de maquiagem para evitar infecções e outros problemas.
Você sabe o jeito certo de higienizar seus pincéis de maquiagem? Um estudo revelou que esses itens podem acumular mais bactérias do que a privada.
A pesquisa foi conduzida pela marca de cosméticos Spectrum Collections e foi divulgada pelo tablóide britânico The Mirror. A conclusão da cientista Carly Musleh, responsável por analisar os resultados, é simples: pincéis sujos aumentam as chances de transferir bactérias para o rosto.
"Usar pincéis sujos pode aumentar o risco de desequilíbrio na comunidade microbiana saudável e levar a um aumento no número de micróbios patogênicos que podem causar problemas mais sérios, como impetigo ou infecções estafilocócicas", disse a pesquisadora.
Considera-se ainda a possibilidade de ter inflamações e alergias e manifestar sintomas como acne, irritação da pele, vermelhidão e coceira, entre outros problemas.
Esses riscos servem como alerta para conservar bem os pincéis, o que depende da higienização e do acondicionamento correto do acessório. Segundo o dermatologista Lucas Miranda, a recomendação é limpá-los com regularidade para remover acúmulo de maquiagem, resquícios de queratina, tecido orgânico e até possíveis microrganismos.
As dicas básicas do médico são:
- Utilizar sabonete líquido neutro ou shampoo neutro e água corrente em abundância para a lavagem;
- Remover o excesso de água após o enxágue com uma toalha limpa;
- Deixar secar em cima de uma toalha ou pano limpo em ambiente fresco e arejado - ou seja, evitar os banheiros, que são ambientes úmidos e propícios à proliferação de microorganismos.
O que não vale fazer:
- usar secador de cabelo, pois o calor pode danificar o material das cerdas dos pincéis ou da esponja.
"Após higienizados e completamente secos, o ideal é que sejam acondicionados em um porta-pincéis ou estojo específico, que esteja também devidamente higienizado, certificando-se de que estejam completamente secos antes de guardá-los, e lembrando-se de armazenar esse estojo em ambiente também fresco e arejado, como um armário limpo", acrescenta Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
O médico ainda indica que se evite o compartilhamento desses materiais, a fim de evitar a transmissão de infecções, como uma micose.
Quando trocar os pincéis?
"Assim como outros produtos de beleza, os pincéis e esponjas de maquiagem também têm uma vida útil", lembra o médico. Para saber quando é hora de substituir o item, é preciso estar atento aos sinais:
- parece desgastado ou danificado?
- as cerdas estão soltando?
- há marcas persistentes ou odor resistente à limpeza?
Se a resposta for sim para uma dessas questões, não tenha dúvida! Descarte os pincéis e adquira novos.
"Além desses aspectos, o tempo recomendado pra substituição varia dependendo do uso e da qualidade dos pincéis, mas geralmente é aconselhável substituí-los a cada seis meses a um ano, no máximo", pontua, acrescentando que é necessário verificar as recomendações do fabricante do produto.