Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pintas na pele: saiba quando elas oferecem riscos à saúde

Dermatologista alerta sobre pintas que podem indicar presença de câncer de pele; veja como identificar e prevenir a doença

8 nov 2023 - 11h01
(atualizado às 16h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Pintas são manchas pequenas que surgem na pele, causadas pela atividade de células responsáveis pela produção de pigmento da pele, nomeadas de melanócitos. Esses sinais são chamados ainda de nevos ou nevus, e podem possuir vários formatos.

Pintas e manchas podem ser sintoma de câncer de pele -
Pintas e manchas podem ser sintoma de câncer de pele -
Foto: Shutterstock / Alto Astral

A grande maioria das pintas não representam nenhum risco à saúde, mas nem todas são inofensivas. Algumas podem indicar sintomas de câncer de pele, por isso, é importante ter atenção com as pintas, manchas e outros sinais que surgem na pele. 

Como identificar pintas suspeitas?

Para prevenir o câncer de pele é importante prestar atenção às alterações na pinta e/ou manchas. Isso pode ser feito através do método ABCDE, que ajuda a identificar sinais que podem representar algum perigo à saúde.

O autoexame, de acordo com o dermatologista, Dr. José Roberto Fraga Filho, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, consiste em avaliar a aparência de pintas e/ou manchas. Confira:

  • A - Assimetria
  • B - Bordas irregulares
  • C - Coloração diferente
  • D - Diâmetro maior que 6 mm
  • E - Evolução, a mesma vai crescendo

"Além dos sinais acima, existe um exame chamado dermatoscopia que é feito somente por dermatologistas na qual usamos uma lente especial e analisamos de forma mais precisa esses nervos. O melanoma é um tumor raro porém de uma agressividade muito grande e se não diagnosticado e tratado rapidamente pode levar ao óbito", explica Fraga.

Prevenção

A exposição solar de forma exagerada e contínua durante os anos é fator primordial para o desenvolvimento do câncer de pele. Portanto, para prevenir a doença é fundamental proteger a pele dos efeitos do sol. Abaixo, o médico destaca os principais cuidados:

  • Uso de protetor solar com FPS acima de 30;
  • Evitar tomar sol no período mais das 11h às 16h onde os raios solares são mais agressivos;
  • Usar roupas com proteção solar;
  • Ficar embaixo de guarda-sol;
  • Fazer um exame de suas pintas anualmente com médico dermatologista.
Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade