Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pode treinar menstruada? Ginecologista explica os detalhes

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

17 jul 2024 - 14h31
(atualizado às 16h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Treinar menstruada pode ser um desafio para as pessoas que praticam atividades físicas regularmente. Afinal, é difícil se manter ativa com tantas mudanças hormonais que causam sintomas físicos e emocionais, impactando diretamente na nossa disposição.

Treinar menstruada ajuda a melhorar os sintomas da TPM
Treinar menstruada ajuda a melhorar os sintomas da TPM
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Porém, é justamente no ciclo menstrual que devemos nos movimentar e praticar exercícios físicos. De acordo com a ginecologista Natacha Machado, treinar menstruada, seja na academia ou ao ar livre, pode ajudar a melhorar todos os sintomas da menstruação. 

"Há aumento na produção de endorfina, diminuindo o quadro de dor, ansiedade, TPM, inclusive diminuindo o próprio sangramento menstrual. Por isso, é uma excelente dica de exercitar durante o período menstrual", afirma a diretora clínica da Plenapausa, a primeira femtech no Brasil com foco em informação, cuidado e tratamento para para mulheres a partir dos 40 anos.

Respeite seu corpo

Para treinar menstruada com segurança, a especialista ressalta que é importante respeitar os sinais do corpo e adaptar a intensidade dos exercícios conforme necessário. Atualmente, existem absorventes internos, coletores menstruais e calcinhas absorventes, que ajudam a promover um maior conforto durante o ciclo menstrual.

O ciclo menstrual é dividido em fases, e cada uma pode influenciar de maneira diferente a disposição e o desempenho físico. Na fase folicular, que ocorre antes da ovulação, muitas mulheres relatam sentir-se mais energéticas, sendo um bom momento para intensificar os treinos. Já na fase lútea, após a ovulação, o corpo pode exigir mais descanso.

"Não há nenhum impeditivo [de treinar menstruada], a menos que o desconforto provocado pela própria menstruação a impeça de treinar. O que acontece muitas vezes é que no período pré-menstrual, elas têm um rendimento um pouco menor. Então, se durante a menstruação ela não tem dor, não tem cólicas, tem um fluxo sanguíneo é moderado, ela tem um rendimento melhor do que o período pré-menstrual", conclui a ginecologista.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade