Polêmica estética: dá pra fugir da Ozempic face após emagrecimento? Descubra efeito do remédio e tratamentos
Você já ouviu falar em 'Ozempic face' ou 'rosto de Ozempic'? O efeito do remédio usado para emagrecimento viralizou nos últimos dias nas redes sociais e o Purepeople conversou com dois médicos para você entender, em detalhes, tudo sobre o tema.
O termo 'ozempic face' ou 'rosto de ozempic' se popularizou nas buscas durante últimas semanas: trata-se do termo gerado para os efeitos no rosto do remédio conhecido como Ozempic. Com o príncipio ativo semaglutida, ele é um tratamento injetável e causa uma perda de peso intensa em um curto espaço de tempo.
"O medicamento era utilizado incialmente por indivíduos com diabetes, mas a indicação para pacientes com sobrepeso e obesidade tem crescido após sua liberação, para essa finalidade, em especial no Brasil", conta a dermatologista Marcella Alves, da clínica Les Peaux.
Casos de Ozempic face aumentam nos consultórios
A médica explica que o rosto, naturalmente, já é uma região que, com o passar dos anos normalmente já perde gordura. "Sendo assim, se o paciente que faz uso do Ozempic, irá notar ainda mais esse efeito colateral indesejado no rosto", explica Dra. Marcella.
"Vemos muito essa situação em pacientes com cirurgia bariátrica, só que estes pacientes bariátricos em menor quantidade. Só que o Ozempic disseminou no mundo, então aumentou bastante a incidência deste tipo de face no consultório", adiciona o médico Alessandro Alarcão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e sócio-efetivo e conselheiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).