Pomadas para dermatite: 5 tipos diferentes e quando são recomendadas
O tratamento para cada tipo de dermatite possui particularidades e deve ser acompanhado por um médico dermatologista
Também chamada de eczema, a dermatite é uma inflamação que atinge a pele de diferentes partes do corpo. A complicação é dividida em tipos, cada um com sintomas e causas específicos, assim como tratamentos - já que algumas dermatites podem ser provocadas, até mesmo, por alergias alimentares.
Normalmente, para o alívio de sintomas, como coceira e descamação, a aplicação de pomada na pele é indicada. Porém, o dermatologista Misael do Nascimento ressalta que qualquer tratamento deve ser administrado sob prescrição médica, já que muitas patologias vistas no consultório se apresentam de forma grave ou de difícil controle após o paciente usar pomadas não recomendadas.
"Existem pomadas para áreas mais sensíveis do corpo e outras para áreas mais densas; pomadas com medicamentos, com antibiótico e com antifúngicos, que podem piorar um quadro, modificar uma lesão e terem, inclusive, um impacto sistêmico. Temos que lembrar que a pele é um órgão permeável: o que você aplica na pele tem uma absorção e um efeito maior ou menor sistêmico", alerta o médico.
Em quadros de dermatite perioral, por exemplo, a doença pode piorar com o uso de corticoides - ativo comum na maioria das pomadas para pele. Além disso, alguns dos tratamentos não são indicados durante a gestação, o que reforça a necessidade de um diagnóstico médico.
Leia também: Alergia emocional existe? Saiba como identificá-la e o que fazer
5 pomadas mais populares e como funcionam
...
Veja também
Dermatite de contato: o que é, sintomas e tratamento
Dermatite: o que é, causas e como tratar
Provavelmente você não está lavando seu sutiã e outras roupas na frequência que deveria
Remédios caseiros para dermatite de contato: veja o que é eficaz
"Tenho varizes. Preciso operar?" Essa especialista revela tudo que alguém com varizes precisa saber