Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ponto de interrogação? O que é o símbolo que telescópio James Webb capturou em constelação Vela

Telescópio espacial internacional James Webb captou imagem do que parece ser um ponto de interrogação. Do que se trata a formação curiosa?

9 ago 2023 - 17h54
Compartilhar
Exibir comentários

Ao final do mês de julho, nos deparamos com uma imagem surpreendente captada e enviada pelo telescópio espacial internacional James Webb: o que parece ser um ponto de interrogação em uma formação denominada espaço profundo, ao lado de outras estrelas em formação e objetos cósmicos.

Ponto de interrogação? O que é o símbolo que James Webb capturou em constelação
Ponto de interrogação? O que é o símbolo que James Webb capturou em constelação
Foto: NASA, ESA, CSA, J. DePasquale (STScI) / Bons Fluidos

Ponto de interrogação?

A imagem realmente nos surpreende, pois a formação se parece muito com o sinal gramatical que indica uma dúvida ou pergunta. Mas, na verdade, este ponto de interrogação muito provavelmente se refere a duas galáxias em processo de fusão, ou seja, duas galáxias que estão se fundindo. O resultado do processo será apenas uma única galáxia mais massiva.

Representantes do instituto STScI, que opera o telescópio James Webb, dissertaram ao site Space.com sobre o evento em questão: "Provavelmente é uma galáxia distante ou galáxias potencialmente interativas (suas interações podem ter causado a forma distorcida do ponto de interrogação)".

Conforme análise feita pelos astrônomos, trata-se de duas galáxias, pois a cor do ponto de interrogação, avermelhada, se assemelha à cor das outras galáxias presentes neste berço espacial. A tonalidade também indica que o evento astronômico está distante e ocorre há 1.470 anos-luz de distância da Terra.

Vale lembrar que, a dupla de estrelas que se encontrava no local onde o ponto de interrogação está, chamada constelação Vela, vem sendo estudada por pesquisadores astronômicos desde a década de 1950. Os cientistas acreditam que analisar, com a ajuda de James Webb, o evento em questão, ajudará na busca por mais detalhes sobre a formação das estrelas.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade