Por que algumas pessoas atraem mais mosquitos que outras?
Seja ao ar livre ou dentro de casa, existem inúmeros fatores que condicionam a atração do mosquito por determinadas pessoas. Saiba como se proteger.
Enquanto algumas pessoas podem passar despercebidas pelo ataque dos mosquitos, é comum que outras estejam mais propensas a receber picadas — e não só do incômodo pernilongo, mas também de moscas, abelhas e até mariposas.
Seja ao ar livre ou dentro de casa, existem inúmeros motivos que condicionam a atração do mosquito por determinadas pessoas, desde o consumo de álcool até a gestação. A maioria está relacionada a um fator: os odores expelidos pela pele.
"Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático, ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos", explica a dermatologista Simone Neri.
"Sangue doce" atrai mais mosquitos?
A resposta é não. Ainda que muitas pessoas acreditem na crença que o sabor do sangue possa atrair a atenção dos mosquitos, essa atração está relacionada às substâncias exaladas pelo corpo humano, conforme apontou Simone.
Os insetos que se alimentam de sangue, chamados de hematófagos, possuem órgãos sensoriais dedicados à detecção de substâncias químicas, como o ácido lático, presente no suor humano — especialmente após a prática de atividades físicas.
Outra substância que também pode acionar as antenas dos hematófagos é o dióxido de carbono (CO2), gás liberado durante a respiração e que, em uma quantidade grande, aumenta a possibilidade de receber a picada de um mosquito.
...
Veja também
Alergia: tipos, sintomas, remédios e pomadas
Dengue: sintomas, tratamento e transmissão
Malária: sintomas, transmissão e tratamentos