Por que alguns tipos de bolacha têm furinhos?
O que as bolachas de água e sal, maisena e a popular Maria têm em comum? Muito longe do gosto, esses três tipos apresentam alguns furinhos que muitas pessoas já notaram, mas não fazem ideia da sua utilidade.
É exatamente sobre esses furinhos em algumas bolachas que falaremos a seguir, já que eles não estão ali somente por um motivo estético!
Qual é a utilidade dos furinhos nas bolachas?
Bolachas são alimentos que, depois de moldados, precisam passar por um processo de preparo no forno. Quando chegam a esse estágio, elas soltam vapor enquanto cozinham e garantem sua crocância, e é neste ponto que verificamos a importância dos buraquinhos.
Se a bolacha fosse para o forno sem esses buraquinhos, o vapor do cozimento não teria por onde escapar. Isso levaria à formação de bolhas, fazendo com que ela ficasse inchada, irregular e, a pior parte, menos crocante.
Esse é um processo importante no preparo da bolacha, já que o vapor precisa sair do produto de maneira uniforme para garantir o seu formato. A estética destes alimentos também é algo importante para as empresas, garantindo que o produto mantenha um padrão que facilite na hora de colocá-lo na embalagem e seja atrativo para os clientes.
Técnica culinária importante
Os furinhos para soltar vapor é uma técnica que também aparece em outros ramos da culinária. Destes, possivelmente um dos principais é o da panificação.
Quem faz pão, seja em casa ou em algum comércio, certamente já usou um garfo em algum momento do preparo para furar a massa de alguma forma (no caso do pão francês, geralmente é esse "corte" em cima que faz o trabalho). O processo é importante para ajudá-la a obter um cozimento uniforme, além de ajudar o alimento a não inchar durante o seu processo de cozimento.
Por conta disso, mais do que manter um aspecto bonitinho e apresentar alguns espaços por onde a margarina muitas vezes escapa, os furinhos estão ali para ajudar no preparo perfeito. De agora em diante, ao olhar para uma bolacha com furinhos você vai saber o real motivo para eles existirem. Mais do que uma questão de design, eles estão ali para garantir que a sua experiência saboreando esses alimentos seja a melhor e mais crocante possível.