Por que será que pessoas com enxaqueca recorrem ao refrigerante de cola quando estão com dor?
Para alguns pacientes, a bebida funciona no alívio dos sintomas da enxaqueca; saiba se é recomendado
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça, que pode ser desencadeada por sensibilidade a sons, luz e odores. O tratamento convencional da condição é feito pela ministração de medicamentos, além do cuidado com o fator desencadeante da dor. No entanto, algumas pessoas recorrem ao refrigerante de cola como um método alternativo para a redução dos sintomas.
Mas porque o refrigerante em cola possui esse efeito e quais são os riscos em tratar a enxaqueca com refrigerante? Entenda!
Saiba mais: 5 dicas que irão te ajudar durante uma crise de enxaqueca
Por que o refrigerante de cola pode aliviar a enxaqueca?
De acordo com Edson Issamu, neurologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, a cafeína dos refrigerantes de cola é a responsável por trazer alívio da dor. Isso porque, em quadros de enxaqueca ocorre a vasodilatação de artérias da cabeça, que estimula nervos de sensibilidade que retroalimentam a dor.
"A cafeína é uma substância que causa vasoconstrição das artérias, portanto reduzindo a vasodilatação e melhorando o aspecto da dor", informa.
É recomendado?
O consumo de refrigerantes em cola para o alívio da enxaqueca não é recomendado, como orienta o especialista. "A ingestão excessiva e contínua deste tipo de produtos levam ao surgimento ou agravamento de diabetes, obesidade, hipertensão arterial, doenças renais além de aumentar estatisticamente a chance de desenvolverem neoplasias", esclarece.
...
Veja também
Diabetes: o que é, tipos, sintomas, remédios e se tem cura
Hipertensão: o que é, sintomas e como baixar a pressão alta
Enxaqueca: o que é, causas, sintomas e como aliviar a dor