Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Porosidade capilar: fuja desse problema!

O que é, como identificar e como recuperar fios porosos Cabelos opacos, ressecados e frágeis são um problema comum e que exige investigação profissional para o tratamento correto. Mas você sabia que um dos motivos para esse tipo de problema é justamente a porosidade capilar? Pois é! Cabelos porosos podem acabar prejudicando os fios de […]

2 jan 2025 - 17h02
Compartilhar
Exibir comentários

O que é, como identificar e como recuperar fios porosos

Cabelos opacos, ressecados e frágeis são um problema comum e que exige investigação profissional para o tratamento correto. Mas você sabia que um dos motivos para esse tipo de problema é justamente a porosidade capilar?

Porosidade capilar pode acabar prejudicando os fios de várias formas. Por isso, que tal entender melhor sobre essa condição?
Porosidade capilar pode acabar prejudicando os fios de várias formas. Por isso, que tal entender melhor sobre essa condição?
Foto: Revista Malu

Pois é! Cabelos porosos podem acabar prejudicando os fios de várias formas. Por isso, que tal entender melhor sobre essa condição? Veja a seguir o que é a porosidade capilar, como saber se seu cabelo é e qual o tratamento indicado.

O que é porosidade capilar?

Segundo a cabeleireira Janny Mota, a porosidade capilar está ligada diretamente à capacidade dos fios de absorverem ou perderem água e nutrientes. "Cabelos porosos têm como características fios quebradiços, ressecados, com má elasticidade e falta de brilho, apresentando bastante frizz", diz a especialista.

Essa porosidade tem três níveis - baixo, médio e alto - e são eles que vão identificar o tamanho do dano

na fibra capilar. As principais causas do cabelo poroso são o uso frequente de fontes de calor, como secador ou chapinha sem a devida proteção UV e procedimentos com química que abrem a cutícula da fibra capilar.

Como saber se meu fio é poroso?

Janny ensina um truque muito útil para saber se o cabelo está poroso e para isso é necessário apenas um copo d'água: "Pegue um copo transparente e encha metade dele com água filtrada. Coloque um fio de cabelo na água e observe por 10 minutos. Se ele boiar, significa baixa porosidade. Se ficar no meio do copo, média porosidade, que é o mais saudável. E, caso afunde, significa alta porosidade, uma lesão mais profunda", explica a cabeleireira.

Tratamento para porosidade capilar

Quando o cabelo é diagnosticado com alta porosidade, isso significa que os fios já estão muito danificados e ressecados. Nesse sentido, a recomendação da especialista é de uma boa reconstrução para recuperá-los.

Já se o seu problema for a baixa porosidade, o tratamento indicado é a hidratação, que ajuda principalmente a absorver e reter a água dentro dos fios. Agora, caso seu cabelo esteja com média porosidade, o ideal é apostar na nutrição. Ou seja, para manter a realidade de um cabelo poroso bem longe da sua cabeça, o ideal é manter um cronograma capilar com regularidade, mantendo assim a saúde dos fios por bastante tempo.

A tesoura é sua melhor amiga!

Engana-se quem pensa que cortar os cabelos vai fazer com que os fios cresçam mais rápido. O que determina o quanto eles vão crescer é o bulbo da fibra capilar, que se localiza na raiz, e não nas pontas. Porém, isso não significa que você não deva aparar as pontas dos fios de vez em quando para mantê-los saudáveis! "O grande benefício de aparar as madeixas está em eliminar as temidas pontas duplas, que embaraçam com mais facilidade do que o restante do cabelo. Uma vez embaraçada, a ponta dupla pode enrolar-se aos fios saudáveis e provocar a quebra, atrapalhando o crescimento rápido e saudável dos cabelos", esclarece Tharik Bonomo, tricologista, cosmetólogo e cabeleireiro.

A falta de um bom corte

Sem o corte das pontas, o cabelo corre o risco de ficar frágil e com a aparência feia, porque as pontas

vão se partindo e a abertura sobe pelo fio. Sem falar que em vez de bifurcações, você passa a ter trifurcações, o que aumenta o frizz, acaba com o brilho e aumenta drasticamente a quebra.

Além do envelhecimento natural do fio, diversas agressões do dia a dia, como fontes de calor e poluição, fazem com que ele fique frágil e quebradiço. Por isso, o indicado é renovar o corte no máximo a cada 90 dias, eliminando as pontas duplas que podem prejudicar a aparência das madeixas.

Cuidados além da tesoura

Bonomo ainda fala que, além das preocupações para tratar as pontas duplas, é importante manter uma rotina de cuidados com os cabelos para evitar que eles fiquem frágeis e ressecados. "Invista em produtos com repositores de água, hidratantes e com aminoácidos, além de manter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, que vai ajudar os cabelos a já nascerem saudáveis", recomenda.

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade