Posso fazer higiene íntima ou banho de assento com vinagre?
Técnica antiga, o banho de assento pode ajudar a aliviar diversos desconfortos. Descubra se ele pode ser feito com vinagre
O banho de assento é uma técnica antiga que consiste no ato de permanecer com a região perineal imersa na água por alguns minutos.
Isso porque, mergulhar a área afetada na água — geralmente na região perineal, espaço entre a vulva e o reto —, pode ajudar a reduzir dor, desconforto, coceira, queimação e inchaço que podem ocorrer devido a uma ampla variedade de problemas de saúde que afetam a vagina, a vulva e o ânus.
Contudo, os banhos de assento não costumam ser um tratamento independente. Eles geralmente funcionam melhor em conjunto com outros remédios e tratamentos prescritos pelo médico. O banho de assento pode oferecer alívio doméstico de baixo custo e baixo risco para vários problemas de saúde.
A recomendação para um bom banho de assento é, principalmente, sempre utilizar água limpa e, de preferência, fervida; deixar esfriar e, quando estiver morna ou em temperatura ambiente, colocar o conteúdo em uma bacia, na altura suficiente para cobrir a parte íntima por alguns minutos. Permanecer de 2 a 3 minutos no banho de assento e em seguida enxugar a região normalmente e com uma toalha macia.
Saiba mais: Banho de assento para infecção urinária: veja 4 opções mais indicadas
Banho de assento com vinagre
...
Veja também
Alergia: tipos, sintomas, remédios e pomadas
Coceira na vagina: o que pode ser, causas e remédios caseiros
Vinagre de maçã: para que serve, benefícios e como tomar
Em caso raro, mulher desenvolve pedras "gigantes" na vagina: entenda