Preguiça pós-férias? 5 dicas para voltar aos treinos na academia
Especialista explica como retomar a rotina de treinos após o recesso e alcançar seus objetivos com facilidade
Após um descanso merecido ou um recesso recheado de festas e viagens, é normal sentir aquele desânimo ao retornar às atividades físicas. O corpo parece "desligado" e a motivação já se foi. Mas com a adoção de algumas estratégias, você vai voltar com tudo, focada para 2025. Confira, abaixo, cinco dicas práticas do personal trainer e professor José Adeirton, da Academia Gaviões, para retomar os treinos com muita energia.
1. Foque em cargas mais leves e aumente aos poucos
É tentador voltar aos treinos pegando os mesmos pesos de antes, mas esse é um erro comum. "Comece com exercícios de menor intensidade para observar como o corpo reage após o descanso. Com o tempo, aumente a carga aos poucos até se adaptar ao ritmo novamente", afirma o professor.
2. Organize uma agenda semanal
A chave para retomar a rotina de treinos com sucesso é a organização. Para garantir a consistência, estabeleça horários fixos. Seja pela manhã, à tarde ou à noite, o principal é não faltar. "Criar um planejamento semanal com a sua programação será uma grande ajuda para se organizar melhor. Recomendo treinar cinco vezes na semana, é uma boa média", orienta o profissional.
3. Defina objetivos curtos para sustentar o ânimo
Ter um propósito final é importante, mas também é necessário estabelecer metas de curto prazo. "Se seu desejo é emagrecer, ganhar massa ou apenas manter a forma, crie desafios de 30 a 60 dias, com pequenas vitórias ao longo do caminho, você vai se sentir motivado e perceberá que os resultados, por mais sutis, são mais consistentes e duradouros" orienta Adeirton.
4. Priorize a frequência
Outro segredo para retomar os treinos é a constância. "Nem todos os dias serão iguais: haverá momentos em que você estará cheio de energia, capaz de dar 100%, e outros em que mal conseguirá atingir 10% do seu potencial. E tudo bem! O importante é entender que cada treino, mesmo que curto ou com menor intensidade, é um passo valioso na direção dos seus objetivos. O progresso vem da soma dos pequenos esforços diários, e não da perfeição", relata o especialista.
5. Experimente diferentes modalidades
Procure variar os exercícios e fazer outras atividades. "Explorar diferentes atividades pode ser um ótimo incentivo para manter o pique. Aulas de yoga, dança, HIT ou até esportes como natação e corrida são alternativas que vão desafiar o corpo de maneiras novas e interessantes", finaliza o personal trainer.