Preste atenção nos sinais que a boca dá para a saúde do organismo
Sua boca e língua podem dar sinais de diversas doenças, como a herpes labial. Aprenda a examinar o local e cuide da sua saúde bucal.
A saúde bucal não pode e nem deve ser separada da saúde geral do organismo. Nossa boca é continuamente desafiada por infecções causadas por bactérias, vírus e fungos.
"Qualquer lesão na mucosa da boca pode ser contaminada por micro-organismos presentes na boca ou adquiridos de outras pessoas, aumentando o risco de doenças, desde uma DST até problemas circulatórios", explica a dentista Amália Rodrigues Martins. Afta, herpes, excesso de saburra e outros problemas de saúde, que começam na boca, podem denunciar que seu corpo pede cuidados.
A boca abriga uma grande quantidade de micro-organismos que residem na superfície dos dentes, nas próteses ou na própria mucosa, formando um ecossistema chamado biofilme, que nada mais é do que a conhecida placa bacteriana. As bactérias podem causar doenças locais, como a cárie, a gengivite e a periodontite.
Mas também podem desencadear problemas em outras partes do corpo. "Elas podem penetrar nos tecidos e na corrente sanguínea, liberando substâncias tóxicas e estimulando uma inflamação e até uma infecção grave", diz ela. A seguir, a especialista mostra quais os alertas que sua boca dá e como preveni-los.
Saburra na língua
Também conhecida por biofilme lingual, a saburra é composta por células descamadas, restos alimentares e bactérias no dorso da língua, podendo ter a coloração esbranquiçada, amarelada ou amarronzada.
...
Veja também
Câncer de boca: o que é, sintomas e tratamento
Afta na boca: o que é, causas e tratamentos
Além do chiclete: conheça 7 alimentos que causam cárie no dente
Maio Vermelho discute sobre câncer de boca, o 10º mais comum entre homens
"Tenho varizes. Preciso operar?" Essa especialista revela tudo que alguém com varizes precisa saber