Preta Gil revelou que está com metástase, mas você sabe o que isso significa?
Especialista explicou com detalhes a volta do câncer da cantora e qual tratamento mais indicado para pacientes com metástases.
Após descobrir que seu câncer voltou em quatro lugares diferentes, Preta Gil concluiu esta semana a primeira etapa do novo tratamento oncológico. De acordo com a cantora, a metástase se espalhou no peritônio, no ureter e em dois linfonodos. Mas o que isso significa do ponto de vista médico?
Para entender melhor o estado de saúde da cantora e os próximos passos de seu tratamento, o MinhaVida entrevistou o especialista Lucas Nacif, médico cirurgião gastrointestinal e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). Veja o que o profissional falou sobre o caso!
O que é metástase? Especialista explica o caso de Preta Gil
Muita gente tem medo da palavra "metástase", principalmente quem já passou por um tratamento contra o câncer, assim como Preta Gil. As metástases surgem quando as células cancerígenas se desprendem do tumor primário, entram na corrente sanguínea ou no sistema linfático, circulam pelo organismo e atingem outros órgãos.
De acordo com o especialista Lucas Nacif, a presença de metástases indica que o câncer está em um estágio avançado, o que geralmente torna o prognóstico mais reservado. "A disseminação para múltiplos locais sugere que o tratamento precisa ser mais agressivo e personalizado para tentar controlar a doença e melhorar a qualidade de vida da pessoa que enfrenta o câncer", explicou.
Leia mais: Câncer de mama: metástase nos ossos, pulmão e fígado são mais comuns
...
Veja também
Câncer: sintomas, causas e se tem cura
Ela sobrevive há 9 anos ao câncer de ovário e leva esperança para mulheres
Morre Glória Maria: entenda as complicações da doença que afetou a jornalista