Primeiro eclipse lunar de 2023 acontece nessa sexta-feira, 5
De vários lugares do mundo, o evento astronômico será visível. Neste caso, a Lua perderá sua luminosidade parcialmente
Nessa sexta-feira, 5, um eclipse lunar penumbral poderá ser visto de vários lugares do mundo. Em países da África, Ásia e Oceania será possível enxergar o evento astronômico que acontece quando a Lua e o Sol estão em lados opostos da terra. Infelizmente, não será possível assisti-lo a olho nu no Brasil.
Primeiro eclipse lunar de 2023
Em um eclipse penumbral, a sombra mais clara do planeta Terra escure parcialmente a Lua, que ainda continua recebendo luminosidade do Sol.
Entre os tipos de eclipse lunar, a sombra que escurece a Lua pode ser a umbra e a penumbra. Diferente do que acontece esta semana, na umbra a luminosidade toda do Sol não chega na Lua, escurecendo completamente.
Como um eclipse nunca vem sozinho, este evento acontece pouco tempo depois do eclipse solar total do dia 19/04, também não visível no Brasil. Um acontecimento astrológico como este ocorrerá novamente em 10 anos.
No Brasil, não será possível visualizar o eclipse que acontecerá durante aproximadamente 4 horas, com destaque às 17h no horário de Brasília. Porém, graças à internet, poderemos assisti-lo no conforto de nossas casas. Basta clicar aqui.
Vale lembrar também que os próximos eclipses de 2023 acontecerão no dia 14 de outubro (eclipse solar anular) e 28 de outubro (eclipse lunar parcial), ambos visível no Brasil.