Problemas urinários em cães e gatos: saiba os sinais de alerta
Veterinário indica sintomas que devem chamar a sua atenção para a possibilidade de problemas no trato urinários dos pets
Vários problemas no trato urinário podem aparecer nos pets, como a cistite idiopática felina, a urolitíase e os tampões uretrais. Cuidar desses problemas com rapidez é essencial para garantir que o tratamento tenha mais chances de um bom resultado e o cão ou gato possa continuar sua vida saudável.
Aliás, em muitos casos, esse tratamento pode envolver mudanças na alimentação dos pets. Isso porque alimentos específicos podem, por exemplo, dissolver urólitos (agregados de substâncias minerais ou não minerais que se formam no trato urinário), sem ser necessária uma cirurgia para retirá-los.
Porém, para que esse tratamento possa ser iniciado logo e consequências mais graves possam ser evitadas, é necessário entender quais os sinais de alerta dos problemas no trato urinários dos pets. Assim, se você vir eles em seu cão ou gato, já vai saber que é necessário buscar um veterinário e iniciar o tratamento.
Sinais de alerta
Segundo Flavio Lopes, supervisor de assuntos veterinários da Hill's Pet Nutrition Brasil, existem alguns sintomas que podem aparecer em vários dos problemas urinários em pets. São eles:
- Dificuldade para urinar que pode vir com dor (disúria)
- Presença de sangue na urina (hematúria)
- Vontade de urinar com muita frequência, em pequenas quantidades (polaciúria)
- Dificuldade de urinar
- Micção dolorosa e lenta frequentes (estrangúria)
- Urinar em locais inapropriados (periúria)
- Alterações na cor da urina
- Apatia
Vários desses sinais podem ser facilmente observados em casa. Nesse sentido, observar as características da urina dos bichinhos, assim como seus padrões de micção, é bem importante. A presença de urina espalhada pela residência em pequenas quantidades pode ser um alerta.
"Caso o tutor perceba esses sintomas, é fundamental buscar assistência veterinária imediatamente para um diagnóstico correto e um tratamento eficaz", alerta Flavio. Além dos sinais mencionados, qualquer outra alteração perceptível na aparência da urina dos cães e gatos ou na frequência dela deve ser reportada a um profissional.