Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Professor cita 3 cuidados importantes para quem quer começar correr

Recomendações que ajudam a criar a relação de paixão com as pistas

22 jul 2024 - 09h10
Compartilhar
Exibir comentários

Iniciar uma rotina de exercícios físicos requer disciplina, e, paralelamente, os benefícios superam qualquer falta de motivação. Dessa maneira, o professor do curso de Educação Física do CEUB (Centro Universitário de Brasília) Tácio Santos vai transmitir três cuidados antes de começar correr.

Cuidados antes de começar correr
Cuidados antes de começar correr
Foto: Shutterstock / Sport Life

Os três cuidados antes de começar a correr

Supervisão

"Não existem desvantagens associadas à corrida em si. Outras atividades podem oferecer melhores resultados para outros componentes da aptidão física. A principal preocupação é a prática inadequada e especialmente sem a orientação de um profissional de educação física.

Sem a devida orientação, a pessoa pode cometer erros quanto ao volume, intensidade, técnica e frequência dos exercícios, podendo levar a lesões ou estagnação nos resultados", pontuou.

Intensidade moderada

"A intensidade moderada pode ser medida por vários parâmetros, como a frequência cardíaca e a velocidade", sugeriu.

Complemento

"A avaliação da técnica de corrida também é crucial, pois podem existir outros pontos de encurtamento ou tensão muscular, que necessitam de atenção. Exercícios complementares, como musculação, pilates, crossfit, treinamento funcional e calistenia, são particularmente benéficos", comentou.

O que acontece no corpo se correr todos os dias?

"Os treinos de alta intensidade diariamente reduzem a resposta imunológica, aumentam a vulnerabilidade a infecções do trato respiratório superior e causam sintomas de dor de garganta e coriza.

O aparelho musculoesquelético, embora menos exigido na corrida em comparação à musculação, pode acumular fadiga e desgaste com treinos diários, levando a dores musculares e articulares ou até lesões.

Um planejamento adequado, que inclui a variação de volume, intensidade e superfícies de treino, pode prevenir esses problemas. Alternar entre correr em pista, rua, esteira ou em superfícies de menor impacto, como gramados, pode ajudar a evitar esses efeitos negativo", concluiu Tácio Santos.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade