Prótese sem cicatriz: entenda como é feita a incisão axilar
A incisão axilar permite a colocação de implantes de silicone sem deixar cicatrizes na região da mama
A cirurgia de implante de prótese mamária está no ranking dos procedimentos mais procurados pelas mulheres no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
A técnica tem como objetivo aumentar as mamas através do uso de implantes de silicone para dar mais volume aos seios. A prótese de silicone pode ser colocada por cima ou por baixo do músculo do peito.
As cicatrizes variam de acordo com os locais onde foram feitos os cortes na pele, sendo comuns pequenas cicatrizes na aréola ou na parte inferior da mama. No entanto, também é possível aumentar as mamas sem deixar nenhuma cicatriz na região.
Reduz cicatriz nas mamas
A incisão axilar é a técnica mais indicada para quem deseja implantar silicone sem deixar cicatriz nos seios. Nela, o médico faz um pequeno corte na região da axila e introduz a prótese. Além de deixar uma cicatriz muito discreta, ela fica escondida na região da axila.
"A cicatriz fica localizada na dobra da axila, que após o período de cicatrização irá se confundir com a própria dobra, ficando imperceptível, permitindo que a mulher use biquíni e roupa íntima sem se preocupar se a cicatriz vai aparecer", explica o cirurgião plástico Josué Montedonio, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem dessa técnica é que ela não deixa nenhuma cicatriz na mama. O procedimento também é muito indicado para pacientes que apresentam mamas pequenas e pouco desenvolvidas, com ausência de sulco mamário (dobrinha debaixo da mama).
Outra grande vantagem dessa técnica é com relação a limitação e tempo de recuperação. Por não ter a pressão da prótese na cicatriz, ela permite o retorno às suas atividades mais rápido e uma liberdade maior em relação aos movimentos.
No entanto, a incisão axilar apresenta algumas limitações para pacientes com ptose mamária ou mesmo em casos de flacidez mais intensa, porque não permite a retirada nem a correção do excesso de pele.
Por ser uma técnica mais complexa e com uma curva de aprendizado maior, nem todos os cirurgiões plásticos dominam o procedimento e, por isso, não podem oferecer essa opção aos seus pacientes. Porém, quando há indicação, é a melhor opção para aumento mamário.