Psicólogo de Harvard revela 4 comportamentos de um chefe tóxico e com baixa inteligência emocional
Gestores com hábitos nocivos podem impactar negativamente a saúde e o desempenho dos funcionários
Você pode encontrar pessoas tóxicas em qualquer área de sua vida. Elas não se limitam a um tipo de relacionamento. Mas, há um ambiente em que seu efeito é devastador: o trabalho. Chefes tóxicos são uma das principais causas de demissão silenciosa ou burnout. Eles podem ser o motivo pelo qual você não tem vontade de ir ao trabalho todos os dias.
De acordo com Jordi Alemany, Business Humanizer escolhido pela Forbes como um dos melhores criadores de conteúdo de 2023, chamamos de chefes tóxicos aqueles que, por meio de seus comportamentos, atitudes e práticas, geram um ambiente de trabalho hostil e insalubre, onde os membros da equipe sofrem mais do que deviam no trabalho".
Felizmente, existem algumas chaves para identificar um chefe tóxico, de acordo com Daniel Goleman, psicólogo de Harvard, jornalista científico e autor de best-sellers do NY Times.
Comportamentos de um chefe tóxico
1. Repreende e humilha em público
Obviamente, um chefe deve dizer quando algo não está certo, quando cometemos erros ou nos informar quando não atingimos nossos objetivos. Mas um chefe com inteligência emocional fará isso em particular e com respeito, sem nos humilhar e como uma crítica construtiva. Um chefe tóxico não. Ele usará violência verbal para intimidar seus funcionários, com desrespeito, recorrente ou esporádico, para provocar medo.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Síndrome de burnout: o que é e 22 sintomas do problema
Psicólogo de Harvard revela 4 comportamentos de um chefe tóxico e com baixa inteligência emocional
Se você usa ESSA FRASE, demonstra pouca inteligência emocional. Palavra de psicólogo
As pessoas com insegurança emocional costumam ter esses 3 comportamentos, diz psicóloga