Boho, Gypsy e Folk: descubra cada um dos estilos
A história influencia a moda, e estilos como Boho, Gypsy e Folk nasceram inspirados em grupos e movimentos históricos cujas tendências continuam em alta até mesmo nos dias de hoje. Conheça a origem dos estilos e suas características marcantes:
Boho
Abreviação de 'Bohemian of Soho', ou 'Boêmio do Soho', na tradução para o português. Trata-se de um movimento francês da década de 20 que acreditava na simbiose entre moda e arte, e que ganhou força no bairro do Soho, em Londres, nas décadas de 60 e 70. O estilo é marcado pela mistura do visual hippie chic com elementos étnicos e boêmios, sendo muito utilizados peças de couro e de seda, estampas florais, padronagens, túnicas e acessórios como o chapéu boho, que recentemente voltou a ser tendência.
Gypsy
Traduzido do inglês como cigano, o estilo é originário do povo de mesmo nome. Pela natureza nômade dos ciganos, não se sabe ao certo sua origem geográfica e cada clã, vindo de diferentes regiões, guarda suas próprias tradições. Ainda assim, algumas características marcantes foram associadas ao povo de forma geral, como as roupas de cores vivas, o uso de lenços coloridos, estampas, tecidos bordados ou com aplicações de pedrarias e muitos acessórios, como colares, brincos grandes e medalhas.
Folk
Em inglês, significa 'povos'. O estilo, então, é baseado na tradição rural e folclórica, usando peças rústicas e artesanais. Alguns dos elementos principais são as roupas em tons terrosos, botas pesadas, tricôs, coletes, franjas, ornamentos feitos com flores campestres, estampas delicadas e muita camurça.