Veja 5 dicas para cuidar de cabelos oleosos
Quem tem os cabelos muito lisinhos e finos costuma lidar diariamente com o excesso de oleosidade dos fios. Depois de lavá-los, basta algumas horas para que o óleo produzido na região do couro cabeludo dê sinais, fazendo com que no fim do dia o cabelo já esteja com o aspecto de sujo. Para aliviar esse efeito, veja alguns cuidados que podem ser tomados:
Shampoo
Na hora de comprar o shampoo, escolha um específico para cabelos oleosos ou que tenha PH neutro. Geralmente os mais transparentes são os que limpam melhor esse tipo de cabelo.
Condicionador
Quando passar o condicionador, aplique-o apenas nas pontas para que a raiz não fique mais oleosa. Evite, também, exagerar na quantidade do produto. O mesmo vale para máscaras hidratantes e leave-ins.
Evite água quente
Procure sempre lavar o cabelo com água fria ou morna. A água quente remove a oleosidade natural do cabelo e faz com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo que o necessário, deixando o cabelo com o aspecto bem oleoso. Se você costuma tomar banho quente e finalizá-lo com um jato de água fria, é importante saber que o efeito não será revertido.
Escovação
Passar a mão no cabelo e escová-lo com muita frequência faz com que as glândulas sebáceas sejam estimuladas e produzam mais sebo. Além disso, a escovação pode fragilizar e quebrar os fios, portanto, quanto menos mexer no cabelo, melhor.
Acessórios
Deixar os cabelos soltos é a melhor maneira de manter o couro cabelo ventilado e, consequentemente, diminuir a oleosidade na região. Evite usar chapéus, toucas, faixas e lenços.