Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quais são as lesões mais comuns causadas pela corrida de rua? Veja como se proteger

O tipo de evento já ocupa o segundo lugar mundial e, apesar da praticidade, carece de alguns cuidados; descubra quais são

18 nov 2024 - 14h53
Compartilhar
Exibir comentários

Cada vez mais pessoas estão tornando-se adeptas da corrida de rua, fazendo com que já seja o segundo evento que mais acontece mundialmente. Apesar da praticidade do esporte, é necessário ter alguns cuidados quando for praticá-lo. Isso porque trata-se de uma atividade de impacto repetitivo e esforço contínuo, podendo resultar em lesões ortopédicas. Entenda mais:

Cada vez mais pessoas estão tornando
Cada vez mais pessoas estão tornando
Foto: se adeptas da corrida de rua, fazendo com que já seja o segundo evento que mais acontece mundialmente - Canva Equipes/Jacob Lund / Bons Fluidos

Lesões mais comuns causadas pela corrida de rua

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico, Marcelo Tadeu Caiero, a fascite plantar é uma das lesões mais comuns causadas pela corrida de rua. "Trata-se de uma inflamação da fáscia plantar, uma faixa de tecido que conecta o calcanhar aos dedos e sustenta o arco do pé. Os sintomas são dor intensa na parte inferior do calcanhar, especialmente pela manhã ao dar os primeiros passos ou após períodos de repouso", detalha.

Outra consequência se dá pela Síndrome da Banda Iliotibial (SBI), "uma inflamação da banda iliotibial, que é uma faixa de tecido que vai da parte externa do quadril até o joelho. A dor no lado externo do joelho pode ser aguda e dificultar a continuidade da atividade esportiva", explica.

Lesões musculares ou no joelho também podem ocorrer, além de bursite de quadril e pequenas fraturas no osso por estresse. "Ainda é comum lesionar os músculos da coxa e panturrilha, além de degenerar a cartilagem do joelho sob a patela. As causas são o treino excessivo, a pisada incorreta e a fraqueza muscular", chama atenção. Em todos estes casos e se a dor persistir, o mellhor a se fazer é procurar um médico para realizar o diagnóstico e decidir qual será o melhor tratamento.

Como prevenir?

Para evitar as lesões, escolha um calçado adequado, se aqueça e alongue antes de começar a correr, aumente o ritmo dos exercícios de forma gradual, faça treinos variados e descanse adequadamente. Ademais, se mantenha hidratado e siga uma dieta saudável. Por fim, tome cuidado com o trânsito para não sofrer nenhum atropelamento.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade