Qual é uma das maiores festas católicas que acontece no Brasil?
O Círio de Nazaré é celebrado durante o mês de outubro; com duração de 15 dias, a comemoração homenageia Nossa Senhora de Nazaré, a santa padroeira do Pará e Rainha da Amazônia; veja mais
Nesta sexta-feira (11), até às 18h, o Pará celebra Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da região que é também considerada Rainha da Amazônia. O Círio de Nazaré é uma das maiores festas católicas do Brasil e, por isso, decidimos te contar um pouquinho mais sobre a comemoração.
O que é o Círio de Nazaré?
Os fervorosos celebram a procissão desde 1793. São 15 dias do dês de outubro para celebrar a santa, fazendo missas e romarias em Belém. Normalmente, a romaria oficial tem início na parte da manhã e dura até o início da noite. São, aproximadamente, dez horas e 50 quilômetros, no total. O público esperado para este ano é de um milhão e quinhentas mil pessoas. O acontecimento é tão importante para a população, que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o considera patrimônio imaterial, e a Unesco, patrimônio cultural da humanidade. Vale lembrar que a principal procissão é a que acontece no segundo domingo do mês, ou seja, no próximo dia 13.
Novo manto
Esta é a 232ª edição do Círio e conta com uma novidade: um manto novo para a figura. Este está sendo planejado desde novembro do ano passado e não é à toa, pois os detalhes são muitos. A criação e confecção são da estilista Letícia Nassar, os bordados foram feitos por Antônio José de Souza e Rosa Brito, e os metais colocados por Marcelo Monteiro, da Ourogema.
A inspiração veio do tema "Perseverar na oração, com Maria, a mãe de Jesus". A frente do tecido tem dois lírios significativos, que representam a bondade de Maria. Ao longo do pano, há arabescos feitos com 240 metros de fio de ouro, na parte posterior. Inclusive, esses mesmos formam um 'M' e a escrita "Eis aqui a serva do Senhor". Ademais, existe uma medalha comemorativa para homenagear os 50 anos da Guarda de Nazaré, mais de 100 zircônias de um quilate cada, flores feitas de cristais e pérolas, pétalas de tecido bordadas à mão e um broche com o registro de Nossa Senhora da Divina Providência.