Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Qual o significado em usar muita roupa preta? Psicólogos explicam

Como as pessoas se enxergam e são vistas quando usam looks totalmente escuros? Uma psicóloga estudou a sociedade e desvendou este mistério; descubra

19 set 2024 - 17h20
Compartilhar
Exibir comentários

Quem não tem aquele amigo ou é o tipo de pessoa que não tira as roupas pretas do corpo? Há as mulheres também que dizem que a coloração parece que alonga e emagrece, como existem as que adoram a cor para se camuflar em meio à multidão. Mas afinal, qual a mensagem que a roupa preta passa? Confira o que disse a psicóloga de tonalidades, Lara Ferreiro, ao ABC:

Para quem está de fora, há outra opinião. Elegância e mistério são duas das visões em relação a quem usa roupa preta
Para quem está de fora, há outra opinião. Elegância e mistério são duas das visões em relação a quem usa roupa preta
Foto: Canva Equipes/ SHOTPRIME / Bons Fluidos

Percepção pessoal

Para a especialista, roupas com a ausência de tons podem "representar força e seriedade", mas também transmitir paz a quem as utiliza. De qualquer forma, as peças impactam na percepção das pessoas. "Essa cor também pode ser associada à melancolia e à nostalgia, ao mesmo tempo que oferece sensação de proteção e segurança. No geral, quem escolhe o preto tende a transmitir confiança e uma forte identidade pessoal", ressalta.

Para quem está de fora, há outra opinião. Elegância e mistério são duas das visões em relação a quem usa roupa preta. Porém outras podem enxergar criatividade e rebeldia no estilo, além de intimidação, poder e bastante individualismo.

Os introvertidos e mais inseguros também costumam optar pelos looks todos pretos. O objetivo é se mesclar com o ambiente e não os notarem ou até mesmo disfarçar características que não gostam no corpo.

O que dizem as culturas?

A percepção do preto também muda conforme as crenças e culturas. Por exemplo, na Índia, a cor é a proteção contra o mal, e os indianos costumam até pintar um ponto preto no queixo ou atrás das orelhas para fazer de talismã. Nos países asiáticos, por sua vez, a coloração é sinal de experiência, como é representada a faixa de nível nas artes marciais.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade