Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quando acaba a Quaresma?

Saiba mais sobre o que é o período, qual seu significado para cristãos e quando acaba a Quaresma.

10 abr 2025 - 09h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Quaresma é um período de 40 a 44 dias no cristianismo, iniciado na Quarta-feira de Cinzas, dedicado a orações, jejuns, caridades e penitências, sendo uma preparação espiritual para a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Em 2025, ela acaba no dia 17 de abril.
Imagem mostra uma cruz e uma coroa de espinhos, remetendo a Jesus.
Imagem mostra uma cruz e uma coroa de espinhos, remetendo a Jesus.
Foto: Awebic

No cristianismo, existem diferentes datas importantes que marcam acontecimentos relevantes na história dessa religião milenar. Uma dessas ocasiões é a Quaresma, que traz uma série de significados relevantes para a fé cristã.

Para cristãos, é importante entender quando começa e quando acaba a Quaresma, para agir de acordo com os rituais estabelecidos pela Igreja Católica durante o período, que tem em torno de 40 dias e ocorre todos os anos, entre o Carnaval e a Sexta-feira Santa. 

O que é a Quaresma?

A Quaresma é um período de 40 a 44 dias, que antecede a quinta-feira Santa, véspera do feriado de Sexta-feira Santa. A tradição envolve a preparação para a Páscoa, que representa, por sua vez, a ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, o período é marcado como o momento para realizar orações, caridades, jejuns e outros tipos de penitência ou ações cristãs.

O termo Quaresma tem origem no latim Quadragesima, que significa “quarenta dias”. 

O número também está relacionado a outros fatos importantes da história cristão, como o jejum de 40 dias de Jesus no deserto, o grande dilúvio de 40 dias em que Noé sobreviveu e a travessia de 40 anos dos hebreus pelo deserto, conduzida por Moisés.

O estabelecimento da tradição aconteceu no século IV d.C., durante o Concílio de Niceia, ocasião em que bispos se reuniram para debater aspectos importantes do cristianismo. 

No encontro, foi definida ainda a data da Páscoa, que considera o equinócio da primavera no hemisfério norte. 

Quando é o início da Quaresma?

O início da Quaresma acontece na Quarta-feira de Cinzas, que encerra por sua vez o período do Carnaval. 

O momento inicial da tradição cristã reforça a ideia de um momento de orações, penitência e sacrifícios, já que ocorre logo após as festividades carnavalescas. 

Com isso, a Quaresma poderia reforçar e ampliar a devoção dos fiéis a Deus, ao mesmo tempo em que lhes dá a chance de se arrependerem de seus pecados.

Em 2025, o início da Quaresma ocorreu em 5 de março, mesmo dia de encerramento do Carnaval com a quarta-feira de Cinzas.

Quando acaba a Quaresma em 2025?

Inicialmente, a Quaresma tinha início na Quarta-feira de Cinzas e acabava no Domingo de Ramos, que ocorre na semana anterior à Páscoa. Porém, o papa Paulo VI (1897-1978), durante seu pontificado entre as décadas de 1960 e 1970, estendeu os dias de Quaresma até a Quinta-feira Santa.

O término da Quaresma coincide com o chamado tríduo pascal, formado pelas seguintes datas:

  • Sexta-feira Santa;
  • Sábado de aleluia;
  • Domingo de Páscoa.

No ano de 2025, a Quaresma se estende até 17 de abril, véspera do feriado prolongado formado pela Sexta-feira Santa e pelo Dia de Tiradentes, celebrado na segunda-feira seguinte (21 de abril).

Qual é o significado da Quaresma?

A Quaresma significa o período de preparação dos cristãos para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, que envolve jejuns, orações, caridades, sacrifícios e penitências. Existem relatos da prática de jejuns pelos cristãos durante a Páscoa, que evoluiu para a criação da Quaresma.

Ao longo dos anos, a prática abrangeu não apenas jejuns, mas também sacrifícios parciais. É comum que alguns fiéis, durante a Quaresma, deixem de consumir bebidas alcoólicas, doces ou carne vermelha, tanto durante os 44 dias como em datas específicas, como a Quarta-feira de Cinzas, a Sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa.

Os dias também são marcados por orações, realizações de obras de caridade e visitas a missas e celebrações da igreja.

É frequente que as instituições religiosas cubram imagens de santos com panos de cor roxa, para simbolizar o momento de reflexão e penitência da Quaresma.

Também é comum práticas como confissões.Com isso, a Quaresma tem como significado o arrependimento, a aproximação e renovação espiritual e a preparação para as celebrações da Páscoa, quando os sacrifícios de Jesus Cristo são relembrados.

Para você ficar por dentro de mais dicas sobre feriados e datas importantes do calendário no Brasil, acompanhe os conteúdos do Terra Você!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade