Quando é preciso trocar travesseiro? Saiba como escolher
É importante entender com que frequência se deve trocar o travesseiro e como escolher um novo, pois isso impacta no seu sono
É importante trocar o travesseiro de tempos em tempos para evitar alergias, problemas respiratórios e as desagradáveis dores
Qual foi a última vez que você trocou o seu travesseiro? Se a resposta for algo como "há vários anos" ou "nem me lembro", está mais do que na hora de mudar isso. Afinal, esse é um item que fica por horas em contato com o seu rosto, e é de extrema importância para a sua saúde e conforto substitui-lo de tempos em tempos.
De acordo com Jeziel Rodrigues, especialista do sono na Anjos Colchões & Sofás, o produto desgastado pode ser o abrigo de ácaros, fungos e bactérias. "Após dois anos de uso, a peça pode acumular até um trilhão de fungos e desencadear alergias, problemas respiratórios, além de influenciar negativamente em uma boa noite de sono", explica.
Por isso, o ideal é trocar o travesseiro a cada ano, para evitar esses problemas. Ademais, se o item começar a apresentar pontos amarelados, também é um sinal de alerta, já que significa que há a presença de fungos e bactérias ali.
Rodrigues ainda destaca que, com o passar do tempo, o travesseiro vai desgastando e pode deixar de oferecer o suporte necessário para a cabeça e pescoço. Com isso, surgem as dores nada desejáveis.
Dica para escolher um bom travesseiro
Agora que você já sabe que é preciso trocar o travesseiro de ano em ano, a questão é como escolher um que seja confortável e bom para a sua saúde, não causando dores, por exemplo. E a dica do especialista, nesse sentido, é lembrar-se de que esse item tem a função de preencher espaços.
Então, dependendo da posição na qual você dorme, o espaço a ser preenchido vai ser diferente. Ou seja:
- Para quem dorme de lado, é preciso considerar a largura do seu ombro. Se for mais largo, o travesseiro terá que ser mais alto, enquanto, se for curto, o item tem que ser mais baixo. Não respeitar isso vai fazer com que a sua cabeça fique torta e as dores na cervical apareçam
- Para quem dorme de bruços ou com a barriga para cima, o travesseiro precisa ser baixo, uma vez que o espaço a ser preenchido não é grande
Por fim, Rodrigues dá uma dica extra para escolher um bom travesseiro. "Opte pelos com materiais hipoalergênicos para prolongar sua vida útil, e não subestime a peça para ter qualidade ao dormir", diz.