Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quando você deve levar seus pets ao veterinário? Especialista explica

Levar os pets ao veterinário é importante para prevenir contra doenças; saiba com que frequência o check-up precisa ser feito

28 jul 2024 - 15h01
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das maiores provas de amor que um tutor pode dar ao seu pet é cuidar da sua saúde, incluindo as consultas com o veterinário. Isso porque é justamente assim que é possível evitar ou descobrir doenças que possam atrapalhar a qualidade de vida do animal, não é mesmo? É o caso dos problemas gastrointestinais e dermatológicos, que afetam muitos bichinhos o ano todo.

Veja quando levar os pets ao veterinário
Veja quando levar os pets ao veterinário
Foto: Shutterstock / Alto Astral

"A medicina veterinária preventiva trabalha para evitar o aparecimento de doenças nos animais e aumentar a expectativa de vida deles com qualidade. De maneira geral, posso afirmar que a detecção precoce de uma doença vai aumentar consideravelmente a expectativa de vida do animal", diz a Dra. Aline Ambrogi, médica-veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ).

Mas, então, fica a dúvida: de quanto em quanto tempo levar os pets ao veterinário, mesmo que não haja sinais de algo errado? De acordo com a especialista, a cada seis meses é uma boa frequência. Dessa forma, é possível fazer a prevenção das doenças mais comuns, assim como qualquer outro exame ou procedimento necessário.

Como são as consultas

Agora que você já sabe de quanto em quanto tempo levar os pets ao veterinário, é importante entender um pouco mais sobre essas consultas de rotina. Primeiramente, lembre-se de levar a carteirinha de vacinação dos animais em qualquer consulta, pois pode ser importante.

"A consulta segue sempre um padrão de avaliação. Primeiramente são coletados os dados básicos do animal como nome, raça e peso. Depois o veterinário irá fazer uma série de perguntas sobre a rotina do pet, questionando sobre problemas de saúde, ambiente que ele convive, o que come, se está fazendo as necessidades fisiológicas normalmente etc", explica Aline.

Depois, vem a parte do exame físico, que inclui frequência cardíaca, respiratória, temperatura corporal, entre outros. A médica-veterinária da UniFAJ explica ainda que exames podem ser solicitados pelo profissional.

Os exames considerados de rotina são: de sangue, que incluem hemograma e avaliação do rim e do fígado; ultrassom abdominal e até mesmo exames de fezes, urina, RX e eletrocardiograma. Segundo a especialista, cabe ao médico-veterinário avaliar no momento da consulta quais exames devem ser realizados.

Por fim, vale lembrar que realizar consulta de forma preventiva com médico-veterinário de confiança é garantir qualidade de vida ao seu bichinho de estimação. Por isso, o tutor deve ir em busca de profissionais capacitados e locais com infraestrutura de qualidade.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade