Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Que animais podem detectar doenças em seres humanos?

Existem inúmeros casos de donos de pets ​​que descobriram um problema de saúde por causa dos sinais dados pelo seu animal de estimação

12 jul 2024 - 13h53
(atualizado às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Você já imaginou que seu animalzinho de estimação pode sentir quando você está ou não doente? Segundo estudos, animais como cães, ratos e as abelhas podem detectar quando algo não vai bem entre os seres humanos.

Cães e ratos são capazes de detectar doenças em humanos
Cães e ratos são capazes de detectar doenças em humanos
Foto: Canva / Bons Fluidos

No entanto, com o avanço da tecnologia, que oferece à medicina equipamentos de ponta, fica difícil imaginar este 'poder' que é proveniente de uma forma tão simples de vida. Mas é importante ficar atento aos sinais que nosso corpo emite e que estes seres podem identificar.

A seguir, alguns animais que podem detectar doenças:

Cães: como eles podem detectar doenças?

Os cães, com olfato super desenvolvido, podem detectar odores específicos que significam doenças como Parkinson, câncer de bexiga e malária. Além disso,alguns são capazes de perceber crises epilépticas e baixos níveis de açúcar em diabéticos.

A reação dos pets deve ser observada: em alguns casos, eles lambem e cheiram manchas na pele de seus donos. Em um dos exemplos, o dono teve o diagnóstico de melanoma maligno.

O poder dos ratos

Entre os exemplos está o rato-gigante-africano. Assim, graças a esta capacidade, em Moçambique, ele detecta tuberculose em amostras de saliva em casos suspeitos. Em apenas 20 minutos, eles analisam 100 amostras. Desta forma, conseguem atingir uma precisão de 81%.

Abelhas em ação

As abelhas são animais sensíveis a odores em baixas concentrações. Por isso,  podem detectar sinais de certas doenças em amostras, como câncer de pulmão, tuberculose e Covid-19.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade