Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem foi São Sebastião, santo conhecido como padroeiro do Rio de Janeiro?

Sebastião de Narbona nasceu no século III, mas sua origem é um mistério até hoje

20 jan 2025 - 16h22
(atualizado às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Hoje, se celebra o Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro. Sendo assim, para celebrar, vamos te contar um pouco de sua história e te ensinar algumas orações para fazer ao santo. Confira:

Hoje, é celebrado o Dia de São Sebastião. Sendo assim, para celebrar, vamos te contar um pouco de sua história e te ensinar algumas orações
Hoje, é celebrado o Dia de São Sebastião. Sendo assim, para celebrar, vamos te contar um pouco de sua história e te ensinar algumas orações
Foto: Canva/Meester E.S. de Europeana CC0 Images / Bons Fluidos

Quem foi São Sebastião?

Sebastião de Narbona nasceu no século III, mas sua origem é um mistério até hoje. Primeiramente, porque alguns textos apontam que ele poderia ter nascido em Milão, na Itália; já outros afirmam que ele teria sido concebido em Narbona, na França, e que seus pais teriam sido inspirados pelo nome do local. Mais tarde, quando cresceu, decidiu entrar no exército romano, se tornando um oficial importante a serviço do Imperador Diocleciano. Apesar disso, era cristão em segredo e compartilhava sua fé com outros soldados e prisioneiros, então acaba os convertendo.

Inspiração da imagem

Com o tempo, ele acabou transformando a mentalidade espiritual do governador de Roma, Cromácio, e seu filho Tibúrcio. Por isso, o denunciaram e teve que confessar suas ações ao imperador. Desta forma e não negando suas crenças, o alvejaram com flechas e condenaram à morte - a famosa imagem retrata este momento da vida de São Sebastião.

Mais tarde, uma viúva chamada Irene tomou a iniciativa de retirar as flechas do corpo dele, cuidando de suas feridas. Recuperado, ele retornou à presença da figura de poder maior para acusá-lo de ser inimigo do Estado, devido às perseguições contra os cristãos. Em 20 de janeiro de 288, Sebastião foi novamente condenado ao martírio.

Por fim, em virtude de sua história e de sua luta pela fé cristã, ele passou a ser venerado como São Sebastião, padroeiro contra a peste e as guerras. No Brasil, ele é o santo padroeiro de São Sebastião do Rio de Janeiro, nome completo da capital fluminense.

Orações a São Sebastião

Oração ao santo

"São Sebastião, rogai por nós. Ó glorioso mártir São Sebastião, Vós que derramastes Vosso sangue e destes a Vossa vida em testemunho da fé, em Nosso Senhor Jesus Cristo. Ó glorioso mártir São Sebastião, alcançai deste mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos, o ter, o poder e o prazer. Ó glorioso mártir São Sebastião, protegei com a Vossa intercessão, livrai-nos de todo o mal, de toda a epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam para Jesus aqueles que se perderam na fé, ajudai que o justo persevere até o fim na fé."

Para pedir bênçãos

"São Sebastião, glorioso mártir de Jesus Cristo e poderoso advogado contra a peste, defendei a mim, minha família e todo o país do terrível flagelo da peste e de todos os males, para que, servindo a Jesus Cristo, alcancemos a graça de participar de vossa glória no Céu. Amém!"

Para fortalecer a fé

"Ó glorioso São Sebastião, que numa sociedade pagã vos conservastes fiel a Cristo, dando por Ele a vida, alcançai-nos a graça de sempre testemunhar-mos, no mundo de hoje, por palavras e atos, o nosso amor a Deus. Amém."

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade