Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem não treina pode tomar whey protein? Nutrólogo explica

Suplemento é indicado para pessoas que precisam aumentar o consumo de proteína

15 mai 2023 - 08h00
(atualizado às 17h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Basta citar o whey protein para imediatamente alguém pensar que o consumo é indicado tanto para um sujeito musculoso quanto aquele que está firme com a rotina de treinamento. Porém, esse produto age para trazer ao nosso corpo nutrientes e componentes ao funcionamento do nosso organismo. Nesse sentido, surge a dúvida: pode tomar whey protein sem treinar?

A resposta e auxílio do nutrólogo

"Sim. Por exemplo: no emagrecimento com o uso de medicações, que aumentam a saciedade, é muito importante associar muitas vezes o whey protein para manter-se dentro da meta proteica evitando perda de massa muscular. Uma vez que as proteínas são como 'tijolinhos' para a construção e manutenção do músculo e a intenção do emagrecimento é perda de gordura. Então, independente de treinar ou não o whey seria interessante para a melhora da composição corporal", disse com exclusividade para o Sport Life o nutrólogo da MedSculp Dr. Gilmar Francisco.

O que se torna inviável é a quantidade de whey recomendada para quem não se exercita, ou seja, a ingestão funciona de acordo com os objetivos. São vários, como perda de peso, manutenção do peso ou hipertrofia. Também envolve a composição corporal, o metabolismo basal e se a ocupação de um sujeito exige atividade física.

"Mesmo que não treina e faça atividade física (sobe escadas, vai ao banheiro e carrega um filho), isso precisa ser quantificado no consultório. Não tem como fazer uma recomendação sem uma consulta onde podemos avaliar as necessidades de cada indivíduo", alertou Gilmar.

É verdade que tomar whey protein sem treinar engorda?

"Não é verdade. O que engorda é superávit calórico, comer mais do que se gasta. Uma dose padrão de whey protein tem cerca de 150 Kcal. Não é capaz sozinha de engordar ninguém", concluiu o Dr. Gilmar Francisco.

Acréscimo

Além de adequar a quantidade de proteína das refeições, é necessário que a ingestão seja dividida ao longo do dia. Dessa forma, o organismo vai aproveitar seguramente o aporte do nutriente oferecido.

"Os suplementos proteicos, como whey protein, barra de proteína e os shakes, são interessantes e muito práticos para contribuir para uma ingestão adequada do nutriente", completou o nutrólogo do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Dr. Nataniel Viuniski.

Whey protein - Shutterstock
Whey protein - Shutterstock
Foto: Sport Life
Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade