Quem tem diabetes pode ou não comer doce? Mitos e verdades
A nutricionista Marlucy Lindsey Vieira desmistifica as restrições alimentares dos diabéticos; saiba mais
O número de pessoas acometidas pelo diabetes é alto: 463 milhões no mundo, sendo 16,8 milhões apenas no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Com dados tão alarmantes, a doença já é considerada um problema de saúde pública pela Federação Internacional de Diabetes (IDF).
A alta incidência da condição faz com que cada vez mais pessoas precisem conviver com ela e modificar seus hábitos, principalmente os alimentares. Para entender melhor como funciona o cardápio de um diabético, a nutricionista Marlucy Lindsey Vieira elencou 5 mitos e verdades sobre o assunto. Confira:
O consumo exagerado de açúcar tem ligação com o surgimento do diabetes?
VERDADE! O excesso de açúcar pode provocar uma sobrecarga no pâncreas, que passa a não conseguir produzir insulina suficiente para diminuir os níveis de glicose. Esse processo pode desencadear o diabetes tipo 2.
Alimentação saudável anula as chances de ter a doença?
MITO! Existem outros fatores de risco além da alimentação, como genética, pressão alta, colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue, doenças renais crônicas, diabetes gestacional e o uso excessivo de medicamentos da classe dos glicocorticoides (um tipo de corticoide). Todos podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
Diabéticos não podem comer doces de jeito nenhum!
MITO! O paciente pode consumir doces em pequenas quantidades, quando associado à dieta e hábitos de vida saudáveis. Porém, o doce não pode se tornar um alimento do dia a dia e deve-se ter cuidado com a qualidade da sobremesa escolhida, de preferência pobre em gordura.
Arroz, massas, pães, batatas e outros carboidratos devem ser consumidos com moderação?
VERDADE! Os carboidratos são os principais responsáveis pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, por isso, pacientes diabéticos precisam consumi-los de forma moderada. Uma opção saudável seria substituir alimentos feitos com farinha branca, como pão, bolo, arroz e macarrão pelos integrais.
Frutas podem ser consumidas à vontade, pois são saudáveis!
MITO! As frutas têm naturalmente frutose, um tipo de açúcar. Assim, o consumo diário recomendado para quem tem diabetes é de, no máximo, três porções.
Fonte: Marlucy Lindsey Vieira, nutricionista da Unidade Básica de Saúde do Jardim Nakamura, gerenciada pelo Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (CEJAM).