Quer fortalecer o sistema imunológico? Medite
Prática milenar ajuda a reduzir o estresse. Além disso, melhora a concentração e a qualidade do sono
Quer fortalecer o sistema imunológico? Medite. Esta é a recomendação presente em um estudo publicado no PNAS (Proceeedings of the National Academy of Sciences of the United States of America). Os resultados foram surpreendentes: houve um aumento da expressão de 220 genes ligados à imunidade. A meditação é uma prática recomendada por muitos médicos. Afinal, traz inúmeros benefícios: engloba relaxamento corporal e mental, aumenta o poder de concentração e diminui os sintomas de ansiedade. Além disso, auxilia no alívio da dor física e mental, melhora a memória, promove bem estar e ajuda até a diminuir a insônia.
Benefícios ao sistema imunológico
Os cientistas fizeram as análises da seguinte maneira: coletaram amostras de sangue de 106 voluntários. Esses voluntários participaram de um processo de meditação intensa, passando 8 dias em um ambiente silencioso, calmo e com mais de 10 horas meditando.
"Vários estudos sobre o impacto do yoga e da meditação na saúde mental e física demonstraram efeitos benéficos. No entanto, os potenciais mecanismos moleculares e genes críticos envolvidos neste resultado benéfico ainda não foram totalmente elucidados. Este estudo identificou e caracterizou o programa de transcrição associado à prática avançada de meditação, e integramos várias redes para identificar a rede central específica da meditação", diz o texto.
Por fim, em todos os participantes, houve um aumento da expressão de 220 genes ligados à imunidade. Em suma, é possível observar que a prática pode ser uma grande aliada no tratamento de enfermidades que acometem o sistema imunológico.