Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Raspar a língua: entenda a importância para a saúde bucal

Raspar a língua diariamente ajuda a remover a saburra lingual, composta por microrganismos causadores do mau hálito

29 jan 2025 - 12h10
Compartilhar
Exibir comentários

A prática de raspar a língua está cada vez mais frequente na higiene bucal e relacionado ao melhor funcionamento da saúde em geral. Esse hábito consiste na remoção da saburra lingual, que é uma camada esbranquiçada formada por restos de alimentos, células mortas e bactérias, responsáveis pelo surgimento do mau hálito.

Raspar a língua ajuda a prevenir uma série de problemas bucais
Raspar a língua ajuda a prevenir uma série de problemas bucais
Foto: Shutterstock / Alto Astral

De acordo com a dentista Ianara Pinho, a raspagem da língua é um passo essencial que controla os resíduos acumulados na região e previne problemas orais. "O raspador de língua é um objeto de fácil uso, e que auxilia para a redução de microorganismos e melhora do hálito. Além disso, auxilia na preservação do paladar e no equilíbrio da microbiota bucal", afirma a especialista.

Tipos de raspadores de língua

Atualmente, há uma variedade de raspadores, sendo os de cobre e plástico os mais comuns. Cada material possui características específicas que influenciam na experiência do usuário. Veja abaixo:

  • Raspadores de cobre: há propriedades antibacterianas naturais, alta durabilidade e sustentabilidade. Por serem de metal, são mais resistentes e fáceis de limpar, sendo uma opção indicada para quem busca eficiência e durabilidade.
  • Raspadores de plástico: mais acessíveis, esses modelos são leves e fáceis de usar. No entanto, podem acumular resíduos com o tempo, e exige cuidados extras com a higienização.

Como raspar a língua corretamente

Raspar a língua é uma técnica simples, que pode ser utilizada antes ou após escovar os dentes. Para realizá-la da forma correta, a especialista orienta posicionar o raspador na parte posterior da língua e fazer movimentos suaves em direção à ponta, higienizando o acessório a cada passada. 

Segundo a dentista, essa pequena ação diária pode prevenir uma série de problemas bucais e até melhorar a digestão, já que a limpeza estimula a produção de saliva. "A regularidade na raspagem da língua é o que faz a diferença, o uso correto promove uma higienização completa e complementa os cuidados com dentes e gengivas", conclui Ianara.

Alto Astral
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade