Respiração do Oceano: aprenda a fazer a técnica para diminuir a ansiedade e o estresse
Com tantos compromissos diariamente e objetivos para atingir, a ansiedade e o estresse podem acabar marcando presença, mas há uma forma de se focar no presente; leia a matéria para saber como
Com tantos compromissos diariamente e objetivos para atingir, a ansiedade e o estresse podem acabar marcando presença. Desta forma, é fácil se desfocar do presente e voltar sua atenção apenas para o futuro. Mas você sabia que tem uma técnica que pode te ajudar a sair desta vibração? O nome é Respiração do Oceano e te ensinamos como fazer e quais são seus benefícios abaixo:
O que é a Respiração do Oceano?
De acordo com o manual em sânscrito do século XV, Hatha Yoga Pradipika, o Ujjayi Pranayama - respiração psíquica ou Respiração do Oceano - a técnica tem efeito na mente e ocorre automaticamente quando nossa concentração se torna intensa.
Como fazer a Respiração do Oceano
Primeiramente, é importante falar que, se você nunca fez esse tipo de respiração, aprenda sentada(o), em uma posição confortável, mas com coluna ereta. Agora, siga o passo a passo abaixo:
Imagine que você quer embaçar um espelho à sua frente usando sua respiração. Então inspire pelo nariz e solte pela boca, contraindo a garganta e fazendo o som de "aaaah", como se estivesse sussurrando. Repita algumas vezes para seu corpo aprender o movimento. Agora, experimente exalar com os lábios fechados, fazendo uma espécie de ronco baixo, e soltando o ar pelo nariz ao mesmo tempo - este momento justifica o nome, pois a respiração fica parecendo o momento em que as ondas quebram.
Quais são os benefícios da Respiração do Oceano?
- Liberação da rigidez: Quando você sente a vibração e ouve o som da sua respiração, seu corpo recebe sinais para se acalmar e relaxar. Isso libera qualquer rigidez e dá aquela sensação de leveza.
- Sono melhor: O efeito calmante atinge os nervos, desencadeia o sistema parassimpático e, assim, reduz o estresse acumulado e a ansiedade. Consequentemente, contribui para a diminuição da insônia e da depressão.
- Maior capacidade dos pulmões: A respiração também ajuda no fortalecimento do diafragma e na capacidade dos pulmões. Ou seja, com mais oxigênio, os músculos respiratórios ativam-se e apoiam o funcionamento dos pulmões. Ademais, a técnica mantém o tórax, a caixa torácida e o diafragma ativos se você fizer ela com plena consciência.
Por fim, o mais interessante é que, sim, ela pode ser feita durante a prática de yoga, mas também no dia a dia em um episódio de crise de ansiedade para que você possa se acalmar e centrar no presente.