'Rosto de Ozempic': entenda as causas e como prevenir
Você já ouviu falar em "rosto de Ozempic"? Médica esclarece dúvidas e compartilha os principais protocolos para amenizar a condição
O termo "Ozempic face", ou rosto de Ozempic, em tradução livre, vem ganhando destaque nas redes sociais. O termo foi criado para se referir às pessoas cujo rosto ficou com aspecto envelhecido e flácido após uma rápida perda de peso, utilizando medicamentos que possuem a semaglutida como um princípio ativo.
Essa mudança na face é um efeito colateral da rápida perda de peso, explica a dermatologista Nadine Vandresen. "O processo de perda de peso rápido leva a uma diminuição rápida do colágeno, proteína responsável pela elasticidade da pele. Isso causa uma rápida piora da flacidez e perda exagerada dos coxins de gordura, ou seja, os compartimentos de gordura facial distribuídos em baixo da pele do rosto".
Pela degradação acelerada do colágeno e consequentemente da flacidez, além da perda exagerada dos coxins de gordura facial, podem surgir as rugas. "Neste caso, recomendamos procedimentos que estimulem a produção local de colágeno como bioestimuladores, redensificadores dérmicos, além de tecnologias como os lasers Fotona e Zye, o ultrassom microfocado, Ultraformer MPT e o Liftera, e radiofrequência com a ponteira Morpheus", diz Nadine.
De acordo com a especialista, a idade também influencia no aumento da flacidez após o emagrecimento. A partir dos 25 anos a produção de colágeno diminui até se tornar inexistente. "Então, se você tiver uma perda rápida de colágeno devido ao emagrecimento, quanto mais jovem, mais colágeno você terá na 'poupança'. Mas quanto mais velho, menor é a quantidade de colágeno armazenada, causando maior impacto na flacidez".
Como evitar o 'rosto de Ozempic'?
Para evitar a flacidez e o surgimento de rugas após o emagrecimento, o ideal é que a perda de peso seja gradual e acompanhada por um profissional nutrólogo. Segundo a especialista, é necessário manter uma dieta rica em vitaminas, sais minerais e aminoácidos, que são importantes na produção de colágeno.
"Junto a isso, beber no mínimo dois litros de água por dia, manter a pele hidratada e realizar atividade física regularmente. Também existem fórmulas endovenosas e intramusculares como o Beauty Drip e o Glow Booster e os procedimentos para o estímulo de colágeno que podem ser realizados de forma preventiva", orienta a médica.
Flacidez corporal
Além do rosto, outras partes do corpo podem sofrer com a flacidez causada pela rápida perda de peso, como bumbum, braços, coxas e abdômen. "Neste caso, podemos realizar procedimentos como a injeção de bioestimuladores novamente associado às tecnologias como o Fotona, Ultraformer MPT, Bodytite com a ponteira Morpheus, que trazem resultados satisfatórios. Mas sempre é bom lembrar que o mais importante é o exame físico correto e um diagnóstico preciso para oferecer os melhores tratamentos e um protocolo personalizado", finaliza Nadine.