"Saí em silêncio e envergonhada com meu queijo": a geração Z não tem problemas em fazer compras online, mas pessoalmente é um pesadelo
Acostumados com as interações no ambiente digital, os jovens têm enfrentado problemas de comunicação interpessoal
"Meu maior medo de semi-adulto: não saber fazer compras no açougue". Diversas pessoas da Geração Z se identificam com essa frase. Nascidos num ambiente digitalizado, os novos adultos adotaram novas formas de adquirir produtos e serviços. Comprar online não é problema, mas o verdadeiro pesadelo é um estabelecimento tradicional.
Embora muitos jovens, entre 20 e 25 anos, comecem a se dedicar a tarefas como pagar impostos, bem como destinar dinheiro para gasolina ou serviços domésticos, ir às lojas físicas tornou-se uma tarefa árdua. Aparentemente eles não têm conhecimento para fazer isso.
No TikTok, uma jovem de 24 anos de Saragoça, na Espanha, compartilhou um vídeo onde expressou seu medo de comprar em um açougue. A publicação recebeu diversos comentários e depoimentos de pessoas que também ficam constrangidas ou simplesmente não sabem interagir em um mercado.
Seja qual for o lugar, eles simplesmente têm dificuldade em saber o que fazer ou o que pedir. Alguns usuários contaram como acabaram comprando produtos como um salmão inteiro ou um quarto de chouriço simplesmente porque viram outros fazendo isso.
"Na peixaria não sabia que o salmão era vendido em pedaços. Pedi um salmão pensando que era um quilo, o vendedor me deu o salmão inteiro (64€) e o levei comigo".
"Uma vez vi uma senhora comprar um quarto de chouriço, a quantidade me pareceu boa e desde então compro um quarto de tudo".
...
Veja também