Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saúde de atleta: aprenda a conciliar exercícios à alimentação

Nutricionista dá três dicas para aliar exercícios físicos a uma alimentação adequada e conquistar uma saúde de atleta

8 ago 2022 - 15h03
Compartilhar
Exibir comentários
Shutterstock_183388988
Shutterstock_183388988
Foto: Alto Astral

Nossa saúde é formada pela soma de bons hábitos, e a prática da atividade física combinada a uma alimentação adequada contribui para a manutenção de uma vida saudável e uma saúde de atleta. Contudo, são poucas as pessoas que conseguem conciliar uma dieta equilibrada a uma rotina de treinos. Então, como balancear esses dois pilares? 

Para responder essa pergunta, a nutricionista Liz Galvão separou três dicas importantes para associar exercícios físicos à boa alimentação de forma segura e, assim, conquistar uma saúde de atleta. Leia a seguir:

Equilibrar alimentação e atividade física é a chave para uma vida saudável – Shutterstock
Equilibrar alimentação e atividade física é a chave para uma vida saudável – Shutterstock
Foto: Alto Astral

1. Inclua mais e restrinja menos

O hábito é algo que é construído com o tempo. Ninguém consegue mudar da noite para o dia. Então, em vez de "sair cortando tudo" da alimentação, como refrigerante, doces, frituras, embutidos e afins, comece incluindo mais alimentos nutritivos no seu dia, tais como frutas, vegetais, sementes, grãos e castanhas. Uma alimentação restrita não é sustentável a longo prazo! 

2. Diminua os maus hábitos e atinja uma saúde de atleta

Ao invés de parar de vez, procure reduzir a frequência ou a quantidade de um vício seu que não é saudável. Se você costuma beber quatro vezes na semana, comece reduzindo para duas vezes; se você coloca duas colheres de açúcar no café, coloque apenas uma; se você bebe dois litros de refrigerante por final de semana, reduza para um. Conforme fizer isso, a qualidade de vida melhora gradativamente.

3. Quer uma saúde de atleta? Movimente-se!

Encontre uma atividade física que tenha prazer em praticar. Se você não gosta de musculação, procure por uma atividade que tenha mais a ver com o seu perfil, seja yoga, pilates, natação, caminhada e até danças como zumba e fitdance. O importante é se exercitar! 

Cuidado com os excessos!

A prática exagerada de exercício físico induz a produção de radicais livres e inflamação, potencializando o envelhecimento. Por isso, escute sempre o seu corpo. Encaixar uma rotina, ter regularidade, estimular horários pré-determinados para executar as atividades, ter uma alimentação equilibrada e uma boa noite de sono são medidas essenciais para edificar sua saúde.

Fonte: Liz Galvão, nutricionista parceira da Verde Campo.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade