5 filmes para refletir sobre saúde mental
Filmes são ótimas opções para pensar sobre diversos aspectos da saúde mental; conheça alguns deles
Os filmes não são apenas diversão! Eles também servem para levantar reflexões e questionamentos sobre diversos assuntos, alguns deles bem sérios. Neste Setembro Amarelo, por exemplo, é o momento perfeito para escolher filmes que falem sobre saúde mental para entender essa temática tão complexa e importante.
E hoje em dia, com as infinitas possibilidades de serviços de streaming, o que não falta são opções de filmes que discutem o tema. Com eles, é possível conhecer mais os outros e até a si mesmo. Além disso, são ótimos para ter maior empatia e entendimento sobre doenças e distúrbios ligados à saúde mental.
Conheça 5 opções de longa-metragem a seguir e escolha os mais interessantes para ver (ou rever) neste mês de setembro. Confira!
O Lado Bom da Vida
Na trama, Pat (Bradley Cooper) vive um homem diagnosticado com transtorno bipolar recém-saído de uma instituição psiquiátrica e que acabou de se separar de sua mulher. Porém, a vida dele começa a mudar quando ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence) e os dois se envolvem.
Onde assistir: Netflix
Cisne Negro
O filme mostra a bailarina Nina (Natalie Portman) enquanto ela sofre com uma obsessão pela dança que prejudica sua saúde mental. A bailarina é a primeira escolha do diretor artístico de uma produção de "O Lago dos Cisnes" para substituir a bailarina principal, mas a rivalidade com a novata Lily (Mila Kunis) acaba fazendo o lado obscuro de Nina surgir.
Onde assistir: Star+
As Vantagens de Ser Invisível
Charlie é um jovem de 15 anos que tem problemas de socialização, sofre com depressão e com a dificuldade em se recuperar dela. A partir de suas amizades e de apoio psicológico, o garoto vai aprendendo a lidar e encontrar seu caminho.
Onde assistir: Netflix
Por Lugares Incríveis
Essa produção trabalha diversas questões de saúde mental, abordando os desafios e o isolamento. Na história, Justice Smith e Elle Fanning vivem personagens que sofrem com diferentes problemas nesse sentido.
Enquanto o personagem de Justice convive com sintomas similares aos de algumas pessoas com transtorno bipolar, a de Fanning vive com sintomas que parecem os ligados aos traumas.
Onde assistir: Netflix
Respire Fundo
O filme segue Julie (Amanda Seyfried), uma autora de livros infantis. Apesar de suas histórias serem cheias de cor e fantasia, a vida real da personagem, é bem diferente, já que ela luta contra a depressão pós-parto.
Onde assistir: Prime Video