5 hábitos que beneficiam a saúde mental
Especialista em neurociências explica como algumas atitudes podem contribuir para o bem-estar da mente
Assim como cuidamos do nosso corpo físico, é igualmente essencial cultivar e preservar a saúde mental. Isso porque ela influencia diretamente nossa capacidade de lidar com desafios cotidianos, gerenciar emoções e estabelecer relacionamentos significativos.
No entanto, possível cuidar da sua mente com alguns cuidados simples, mas pouco difundidos, conforme explica o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, pós-PhD em Neurociências e doutor e mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências.
"Quando se fala em cuidar da saúde mental existem alguns cuidados bastante conhecidos relacionados a dieta, descanso, exercícios, trabalho, entre outros. Mas não vou falar de alimentação, exercícios físicos e horas de sono que já batemos muito nesta tecla. Gosto sempre de trazer algo novo para cuidados com saúde mental", afirma o especialista.
A seguir, confira 5 dicas para cuidar da saúde mental listadas pelo Dr. Fabiano de Abreu Agrela:
1. Tome decisões conscientes
Quando precisar fazer algo importante, tome a decisão rapidamente e sem hesitar muito. Isso fortalece a região do seu cérebro ligada à inteligência, o córtex pré-frontal, o que exercita a mente e fortalece a neuroplasticidade.
2. Controle os pensamentos
Para afastar pensamentos negativos, distraia sua mente com tarefas que exijam concentração e te obrigue a pensar em outras coisas, isso ajuda a driblar pensamentos ruins.
3. Evite pessoas negativas
Não se envolva com pessoas com comportamentos negativos, prejudiciais ou que afetam sua saúde mental. Isso não significa perder empatia, mas cuidar de si primeiro.
4. Entretenimento positivo
Assista a filmes ou séries que estimulem pensamentos positivos e levem sua imaginação para lugares agradáveis. Momentos assim ajudam tanto a distrair quanto a relaxar a mente.
5. Reduza o uso das redes sociais
Se você está buscando ajuda, saiba que as redes sociais podem ser prejudiciais. Considere reduzir ou abandoná-las temporariamente e observe como isso pode melhorar sua vida em algumas semanas. Atualmente, elas são o principal gatilho para doenças mentais.
Por Jéssica Santos