5 sinais de que sua saúde mental não está bem e você precisa agir
Brasil ocupa o quarto lugar em saúde mental, 16,3 milhões de pessoas têm diagnóstico de depressão. Cinco sinais de alerta para procurar ajuda profissional.
De acordo com o estudo “The Mental State of the World”, feito pela plataforma Neurotech Sapien Labs, que avaliou 71 países, o Brasil ocupa o quarto lugar referente a saúde mental. O país obteve uma pontuação de 53, em uma escala de 110, ficando à frente apenas de África do Sul (50), Reino Unido (49) e Uzbequistão (48). Segundo a pesquisa, os brasileiros estão entre os que mais apresentam estresse e dificuldades com a parte mental de sua saúde. No total, 34% da população aponta esses relatos.
Já os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comparando-se os anos de 2013 e 2019, o Brasil teve aumento do número de indivíduos que reportaram diagnóstico de depressão. Ao todo, 10,2% das pessoas com 18 anos ou mais de idade referiram ter recebido tal resultado, o equivalente a aproximadamente 16,3 milhões de pessoas. O percentual mostrou um crescimento de 34% em relação a 2013, quando havia 7,6% de pessoas em situação equivalente.
É importante ressaltar que a saúde mental, muitas vezes, é negligenciada até que se torne evidente que algo não está bem. Abaixo, levantei cinco sinais de alerta para procurar uma ajuda profissional, desde um psicólogo, neurologista ou psiquiatra:
Alterações no sono
Mudanças nos padrões de sono são um dos primeiros sinais de que algo está errado. Isso pode incluir insônia, dificuldade para adormecer ou acordar durante a madrugada. Uma noite mal dormida afeta sua vida pessoal e profissional, influenciando diretamente o bem-estar e, em alguns casos, desencadeia ansiedade e a irritabilidade.
Alterações no apetite
As mudanças na saúde mental podem afetar o apetite de maneiras diferentes. Algumas pessoas perdem a vontade de comer, já outras se alimentam de maneira excessiva como forma de lidar com o estresse. Esses comportamentos têm consequências como a perda ou ganho de peso e, a longo prazo, impactam a saúde física e mental.
Pensamentos negativos e autocrítica excessiva
Quando o paciente começa a ter pensamentos negativos persistentes, como sentir-se inútil ou não ser capaz de lidar com as situações da vida, é um forte motivo que mostra que sua saúde mental não está bem. A autocrítica excessiva e as ideias autodestrutivas são pontos claros de depressão e ansiedade.
Sentimentos de tristeza excessivos
Sentir-se triste ocasionalmente é normal, mas quando esses sentimentos duram por semanas ou se intensificam, é importante ficar atento. Isso pode ser um sinal de depressão ou de outras condições psicológicas, que dependem do cuidado de um especialista.
Falta de motivação
A falta de energia para realizar atividades diárias pode ser um sinal de que a saúde mental está comprometida. Pessoas que estão mentalmente sobrecarregadas podem sentir-se exaustas, mesmo sem esforço físico.
Entenda que mesmo pessoas resolvidas estão sujeitas a passar por problemas psicológicos. A vida tem seus altos e baixos, por isso, é importante que ao notar um desses sintomas, procure ajuda especializada. Buscar apoio é um sinal de força e compromisso.
(*) Priscila Gasparini Fernandes é psicanalista com especialização em neuropsicologia e neuropsicanálise.