Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BBB 25: Claustrofobia de Diego Hypólito pode ser desafio em dinâmica com Thamiris

Psicóloga ensina exercício respiratório para aliviar crise de ansiedade

29 jan 2025 - 21h28
(atualizado às 21h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Diego Hypólito e Thamiris não podem se soltar no 'BBB 25'
Diego Hypólito e Thamiris não podem se soltar no 'BBB 25'
Foto: Reprodução/Globoplay

Diego Hypólito foi escolhido por alguns brothers, na dinâmica do Big Fone desta quarta-feira, 29, no BBB 25, para ficar "amarrado" com Thamiris, por tempo indeterminado em uma algema. O problema é que o ginasta tem claustrofobia e crise de ansiedade e esse fato de ficar preso com outra pessoa pode aumentar esse mal estar nele. O brother acabou de voltar de um paredão e chegou a passar mal quando foi indicado. Além disso, os irmãos Hypólito foram pressionados por Camilla, que afirmou que os dois estão abrindo o jogo na casa e dando "tiro no pé".

Rebeca Lima, psicóloga e psicanalista, diretora da Clinicamente, explica que é importante saber que Diego já passou por depressão e tem claustrofobia, uma questão que ele enfrenta ao longo da vida. "Só de ouvir a palavra confinamento, para ele, pode ser um fator que desencadeou esse gatilho. Então quando a crise de ansiedade é acionada, a pessoa entra num looping ali dos pensamentos, na cabeça, que se repetem", explica. 

Segundo a profissional, o fato de estar numa casa ali já preso, no programa, estar sob pressão dos participantes, do público de casa e até mesmo sob uma cobrança interna, isso pode desencadear a crise.

"Então quando a pessoa se cobra, o Diogo parece ser essa pessoa, que é muito comprometida com as coisas, essa pressão interna se torna esmagadora e existe até mesmo o medo de ter medo,o medo de passar mal", diz.

A psicóloga ressalta ainda que cada pessoa tem seu próprio gatilho. "Isso pode ter relação com as experiências de vida dele do passado, então esse sentimento que a ansiedade traz é de sufocamento, de pressão e o medo do que vai acontecer no futuro".

 "O que não devemos fazer com uma pessoa que está em crise é cobrar, apontar, criticar ou cobrar que ela fique bem. Achei que foi muito oportuno a Gracyanne que se aproximou dele ali para ajudar de se mostrar ao lado, de acolher, respeitar aquele momento do Diego e tentar ali mostrar que estava ao lado, que ele não precisava perder o controle. A gente não tem controle sobre situação alguma em relação aos outros, ao ambiente externo, mas nós podemos ter controle sobre nossas emoções".

O que fazer para controlar uma crise de ansiedade?

  1. É muito importante falar, conversar, colocar para fora o que a está sentindo.
  2. Pense positivo, a crise é só um momento e vai passar
  3. Tente modificar o pensamento na hora de crise
  4. Puxe o ar, vire a cabeça para o lado direito, conte até cinco e solte o ar. Repita o mesmo movimento para o lado esquerdo. Faça o movimento cinco vezes para desacelerar os batimentos cardíacos e baixar a pressão arterial.
Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade