BBB 25: Claustrofobia de Diego Hypólito pode ser desafio em dinâmica com Thamiris
Psicóloga ensina exercício respiratório para aliviar crise de ansiedade
Diego Hypólito foi escolhido por alguns brothers, na dinâmica do Big Fone desta quarta-feira, 29, no BBB 25, para ficar "amarrado" com Thamiris, por tempo indeterminado em uma algema. O problema é que o ginasta tem claustrofobia e crise de ansiedade e esse fato de ficar preso com outra pessoa pode aumentar esse mal estar nele. O brother acabou de voltar de um paredão e chegou a passar mal quando foi indicado. Além disso, os irmãos Hypólito foram pressionados por Camilla, que afirmou que os dois estão abrindo o jogo na casa e dando "tiro no pé".
Rebeca Lima, psicóloga e psicanalista, diretora da Clinicamente, explica que é importante saber que Diego já passou por depressão e tem claustrofobia, uma questão que ele enfrenta ao longo da vida. "Só de ouvir a palavra confinamento, para ele, pode ser um fator que desencadeou esse gatilho. Então quando a crise de ansiedade é acionada, a pessoa entra num looping ali dos pensamentos, na cabeça, que se repetem", explica.
Segundo a profissional, o fato de estar numa casa ali já preso, no programa, estar sob pressão dos participantes, do público de casa e até mesmo sob uma cobrança interna, isso pode desencadear a crise.
"Então quando a pessoa se cobra, o Diogo parece ser essa pessoa, que é muito comprometida com as coisas, essa pressão interna se torna esmagadora e existe até mesmo o medo de ter medo,o medo de passar mal", diz.
A psicóloga ressalta ainda que cada pessoa tem seu próprio gatilho. "Isso pode ter relação com as experiências de vida dele do passado, então esse sentimento que a ansiedade traz é de sufocamento, de pressão e o medo do que vai acontecer no futuro".
"O que não devemos fazer com uma pessoa que está em crise é cobrar, apontar, criticar ou cobrar que ela fique bem. Achei que foi muito oportuno a Gracyanne que se aproximou dele ali para ajudar de se mostrar ao lado, de acolher, respeitar aquele momento do Diego e tentar ali mostrar que estava ao lado, que ele não precisava perder o controle. A gente não tem controle sobre situação alguma em relação aos outros, ao ambiente externo, mas nós podemos ter controle sobre nossas emoções".
O que fazer para controlar uma crise de ansiedade?
- É muito importante falar, conversar, colocar para fora o que a está sentindo.
- Pense positivo, a crise é só um momento e vai passar
- Tente modificar o pensamento na hora de crise
- Puxe o ar, vire a cabeça para o lado direito, conte até cinco e solte o ar. Repita o mesmo movimento para o lado esquerdo. Faça o movimento cinco vezes para desacelerar os batimentos cardíacos e baixar a pressão arterial.