'Coringa 2': entenda o que é o transtorno psicótico 'Folie à Deux'
Condição rara pode ser desenvolvida no ambiente familiar e tem tratamento psiquiátrico longo
O filme 'Coringa' ganhou um novo trailer que foca em Joaquin Phoenix e Lady Gaga e no lançamento de 'Joker: Folie à Deux', originalmente. 'Folia à Deux' é um transtorno psicótico que envolve relações muito próximas e trata-se de um diagnóstico clínico.
A sequência do filme “Coringa” ganhou um novo trailer em que mostra Joaquin Phoenix (Arthur Fleck, o Coringa) e Lady Gaga (Harley Quinn, a Arlequina) embarcando em uma das histórias mais famosas dos quadrinhos e do cinema mundial.
Originalmente, o filme que estreia no dia 3 de outubro, se chama “Joker: Folie à Deux”. No Brasil, a tradução ficou “Coringa: Delírio a Dois”. O que pouco se sabe, é que o termo francês ‘Folie à Deux’ se refere a um transtorno psicótico real que é conhecido como Transtorno Delirante Compartilhado (TDC).
Em entrevista ao Terra, o médico psiquiatra Bruno Pascale Cammarota explica que a condição é pouco frequente e caracteriza-se por transferência de delírios de um sujeito primariamente psicótico para um ou outros sujeitos secundários em relação à origem do delírio.
“A condição envolve relações de muita proximidade como de mães e pais para seus filhos, ou destes filhos para seus pais”, diz o especialista.
O psiquiatra destaca que o diagnóstico do transtorno é clínico e envolve avaliação psiquiátrica e psicológica. Pessoas que tenham na família vários casos psicóticos ou históricos de doenças neurológicas prévias estão mais suscetíveis a desenvolver o TDC.
“É uma condição de longo prazo. O prognóstico é reservado pois envolve um grande comprometimento funcional, gravidade do quadro e rede de apoio frágil”, conclui o médico.