Descubra técnica infalível e simples para se livrar da raiva
Pesquisadores sugerem que método pode ser usado desde reuniões de negócios até em situações dentro de casa
Um estudo da Universidade de Nogoya, no Japão, constatou que escrever seus pensamentos em um papel e depois triturar ou jogá-lo fora pode ajudar a eliminar a raiva. O pesquisador responsável, Nobuyuki Kawai, afirmou em um artigo da instituição, que os resultados foram surpreendentes. “Esperávamos que nosso método suprimisse a raiva até certo ponto, no entanto, ficamos surpresos ao ver que a raiva foi eliminada quase totalmente", afirmou.
Método
A pesquisa, publicada na revista científica Scientific Reports, contou com 57 participantes (dos quais apenas 50 foram avaliados, pois 7 pessoas descobriram que se tratava de um estudo e seus resultados foram excluídos). Os pesquisadores pediram para que os pacientes escrevessem sobre o tema "problemas sociais importantes". Os pacientes receberam a informação de que aquilo que tinham escrito seria avaliado por um especialista da universidade.
Independentemente do resultado, os participantes receberam avaliações negativas nos temas de inteligência, interesse, simpatia, lógica e racionalidade. Os pesquisadores ainda escreveram comentários pejorativos, como: “Não posso acreditar que uma pessoa instruída pensaria assim. Espero que essa pessoa aprenda alguma coisa enquanto estiver na universidade”. Os pesquisadores pediram, então, que os participantes escrevessem comentários sobre o feedback, concentrando no que desencadeou suas emoções.
Um grupo de participantes foi instruído a descartar o feedback em uma lata de lixo ou a guardá-lo em um arquivo em sua mesa. Enquanto isso, outro grupo foi instruído a triturar o documento ou colocá-lo numa caixa de plástico. Por fim os participantes avaliaram seu nível de raiva, após se desfazerem ou guardarem o papel.
Triture ou jogue fora!
Conforme esperado, todos os participantes relataram um maior nível de raiva após receberem comentários negativos. Mas quem descartou ou triturou o papel retornou ao estágio que estava antes da pesquisa ser conduzida. Enquanto isso, os estudantes que guardam uma cópia impressa do insulto experimentaram apenas uma pequena redução no nível de raiva.
O pesquisador que chefiou o estudo disse que a pesquisa poderia ajudar empresários que se encontram em situações estressantes. “Essa técnica poderia ser aplicada em uma situação de negócios, quando alguém sente raiva, ao anotar a fonte do sentimento como se fosse um recado e depois jogá-lo fora”, explicou ele.
A pesquisa conclui que o método oferece uma maneira econômica de eliminar a raiva em diversas situações, por exemplo reuniões de negócios e cuidados infantis. Além disso, o estudo sugere que o conceito pode ser reproduzido por outros meios, como online, além de ser útil para várias situações diárias bem como em terapias comportamentais. "Em particular, para alguém que tem dificuldade em reprimir a raiva em casa", diz.