Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Janeiro Branco: convívio com pets contribui para a saúde mental

A interação com animais de estimação pode desempenhar um papel significativo na melhoria da saúde mental e emocional dos seus tutores

28 jan 2024 - 13h02
(atualizado em 29/1/2024 às 21h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Janeiro é o mês dedicado à conscientização para os cuidados com a saúde mental. A campanha Janeiro Branco busca sensibilizar a população sobre a importância do cuidado com o bem-estar emocional, incentivando a prevenção dos transtornos psicológicos. 

Pets ajudam a combater depressão e ansiedade
Pets ajudam a combater depressão e ansiedade
Foto: Shutterstock / Alto Astral

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 12,7% dos brasileiros têm diagnóstico médico para depressão e 26,8% para ansiedade. A maior parcela deste quantitativo, 31,6%, é jovem, com idade entre 18 e 24 anos. 

A interação com animais de estimação, como cães e gatos, pode desempenhar um papel significativo na melhoria da saúde mental e emocional das pessoas, explica o médico-veterinário da Petlove, Pedro Risolia. 

"Os pets são ótimos companheiros para acalmar e aliviar o estresse. Ao interagir com um cachorro, por exemplo, os níveis de ocitocina aumentam, trazem a sensação de bem-estar e diminui níveis de ansiedade", diz. 

Para a psiquiatra Emily Gomes de Souza, da clínica Revitalis, "os pets trazem alegria para a nossa vida, senso de cuidado e companheirismo. Quando a pessoa chega em casa e vê o seu cachorro todo feliz ao encontrar o dono, sem julgamentos e sem restrições, a sensação é de acolhimento".

Pets estimulam a empatia

Um estudo conduzido pela Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, revelou que a presença de gatos pode contribuir para a redução do estresse, especialmente em pessoas sensíveis. 

A pesquisa indicou que indivíduos mais propensos a se conectarem emocionalmente também se mostraram mais abertos a interações com felinos, além de lidarem melhor com a vida acadêmica.

Outro estudo, desta vez realizado pela Universidade de Basel, na Suíça, mostrou os efeitos da interação com cães na saúde mental das pessoas. O ato de acariciar o cachorro apresentou um grande potencial terapêutico para pessoas com ansiedade e depressão.

Além disso, outra vantagem que a convivência com pets traz é a empatia, que ajuda na interação social. "Os pets possuem sentimentos e necessidades, que serão percebidos ao longo do convívio. Isso faz com que o tutor tenha uma noção maior sobre respeito e empatia com as pessoas ao seu redor", conclui Pedro Risolia.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade