Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Não aguenta mais o trajeto 'casa-trabalho-casa'? O 'terceiro lugar' pode te ajudar a sair dessa rotina

Cafés, bibliotecas, parques, praças, clubes do livro e até mesmo bares podem ser considerados 'terceiros lugares'

18 jul 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Um parque pode ser uma boa opção de "terceiro lugar" para aliviar o estresse do dia a dia
Um parque pode ser uma boa opção de "terceiro lugar" para aliviar o estresse do dia a dia
Foto: iStock

Em um mundo cada vez mais agitado e individualizado, a solidão se torna um problema cada vez mais presente. Uma pesquisa do Pew Research Center de 2023 revelou que mais da metade dos americanos se sentem sozinhos "às vezes" ou "sempre".

A busca por conexão e pertencimento é algo natural do ser humano, e os "terceiros lugares" podem ser a chave para encontrar isso. Mas o que são esses "terceiros lugares"?

São espaços públicos ou privados que não podem ser nem sua casa nem seu trabalho, onde as pessoas se reúnem para socializar, relaxar ou se envolver em atividades de lazer. Cafés, bibliotecas, parques, praças, clubes do livro e até mesmo bares podem ser considerados "terceiros lugares".

Um estudo da Universidade de Chicago descobriu que pessoas que frequentam "terceiros lugares" com frequência têm menos chances de se sentirem solitárias do que aquelas que não o fazem. Além disso, frequentar "terceiros lugares" regularmente aumenta as chances de conhecer pessoas com interesses em comum, criando novas amizades e fortalecendo laços sociais.

Uma pesquisa da Universidade de Oxford constatou que pessoas que frequentam "terceiros lugares" tendem a ter redes sociais maiores e mais diversificadas do que aquelas que não o fazem.

Isso sem contar que passar tempo em "terceiros lugares" pode reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, além de promover o bem-estar mental e físico. Um estudo publicado na revista "Preventive Medicine" descobriu que pessoas que frequentam "terceiros lugares" relatam níveis mais baixos de estresse e maior satisfação com a vida do que aquelas que não o fazem.

Como encontrar o seu "terceiro lugar"?

Veja a seguir um passo a passo para você encontrar um "terceiro lugar" para chamar de seu:

  • Explore seus interesses: Comece pensando em quais são seus hobbies e interesses. Existem "terceiros lugares" na sua comunidade que oferecem atividades relacionadas a esses interesses?
  • Visite novos lugares: Experimente novos cafés, bibliotecas, parques e outros espaços públicos. Observe quais lugares te atraem e te fazem sentir bem.
  • Converse com as pessoas: Interaja com as pessoas que você encontra em "terceiros lugares". Faça perguntas, mostre interesse e compartilhe suas histórias.
  • Seja paciente: Encontrar o seu "terceiro lugar" ideal pode levar tempo. Não desanime se você não encontrar o lugar perfeito imediatamente. Continue explorando e você com certeza encontrará um lugar onde se sinta à vontade e conectado.

E lembre-se: os "terceiros lugares" podem ser uma ferramenta poderosa para combater a solidão, aumentar o bem-estar e reduzir o estresse. Por que não encontrar um para chamar de seu?

7 técnicas japonesas para você desacelerar o cérebro e relaxar 7 técnicas japonesas para você desacelerar o cérebro e relaxar

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade