Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O inverno pode interferir na saúde mental; entenda

Especialista explica como a falta de sol no inverno pode impactar a saúde mental e orienta sobre os cuidados necessários nesse período

13 jul 2024 - 11h34
Compartilhar
Exibir comentários

Você tem a impressão de que fica mais tristonho e menos motivado em dias de frio, ou mesmo apenas nublados? Sente que no inverno parece que tudo é menos animador? Pois saiba que não está sozinho! As baixas temperaturas realmente têm um impacto no humor das pessoas, podendo até interferir na saúde mental em alguns casos.

Saiba a relação entre inverno e saúde mental
Saiba a relação entre inverno e saúde mental
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Tanto é que existe a chamada depressão sazonal, que seria essa que aparece de tempos em tempos, em períodos específicos. E, segundo a Dra. Renata Nayara Figueiredo, psiquiatra e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, as causas específicas desse tipo de depressão podem variar.

"Pode ser uma queda nos níveis de serotonina, assim como alterações nos níveis de melatonina e vitamina D. Tudo isso tem interferência direta no humor e qualidade de sono das pessoas, por exemplo", explica.

Ao contrário do que se pensa, todavia, não é bem o frio que causa a sensação de tristeza. A relação entre inverno e saúde mental está mais ligada à menor incidência de luz solar neste período. "A depressão sazonal pode se dar, inclusive, por uma alteração do relógio interno da pessoa, levando a sentimentos de tristeza e desânimo", afirma a especialista.

Cuidados necessários

Tanto para evitar os malefícios do inverno para a saúde mental quanto para tentar diminui-los se já tiverem aparecido, é necessário tomar alguns cuidados. Afinal, apesar de a depressão sazonal ser menos frequente no Brasil do que em outros países, por ser um local de clima tropical, ainda assim ela pode trazer consequências para as pessoas.

"É recomendado cultivar pensamentos mais positivos, praticar atividades físicas, manter a vida social, tentar ter uma alimentação balanceada, se expor mais ao sol quando possível e manter a rotina de sono. Ademais, evitar ou diminuir o consumo de álcool, cafeína, tabaco e outras drogas", indica Dra. Renata.

Além disso, é essencial ficar de olho em possíveis sintomas, para poder procurar ajuda caso apareçam. Uma vez que os sintomas da depressão sazonal são os mesmos que os da depressão comum, o tratamento também ocorre da mesma forma.

"Inclui tanto a parte tradicional, que pode incluir antidepressivos, terapia e atividade física, quanto fototerapia com luz artificial e reposição de vitamina D", finaliza a psiquiatra.

Fonte: Saúde em Dia

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade