PUBLICIDADE

Quer reduzir o estresse? Aprenda com os holandeses a 'fazer nada'

Niksen é uma prática de bem-estar que incentiva as pessoas a descansarem

2 jul 2024 - 10h33
Compartilhar
Exibir comentários
Quer reduzir o estresse? Conheça a tendência holandesa que estimula a 'fazer nada'
Quer reduzir o estresse? Conheça a tendência holandesa que estimula a 'fazer nada'
Foto: Reprodução / Unsplash

Os holandeses criaram uma tendência de bem-estar como uma maneira de gerenciar o estresse e de se recuperar dos sintomas de esgotamento mental ou físico. "Niksen" é o nome da prática, que significa, simplesmente, "não fazer nada".

Ao contrário do mindfulness e da medicação, o "niksen" incentiva as pessoas a deixar a mente vagar; ficar, literalmente, sem fazer nada. E atenção: isso inclui não recorrer às redes sociais no meio do caminho.

Niksen é um verbo criado a partir de niks, que significa "nada". Em entrevista a BBC, o psicólogo Thijs Launspach, palestrante de TEDx e autor do livro "Crazy Busy: Staying Sane in a Stressful World" ("Loucamente Ocupado: Como se Manter Saudável em um Mundo Estressante"), disse que niksen significa "não fazer nada ou cuidar de algo trivial como forma de aproveitar o tempo. Não exatamente não fazer nada, mas fazer o mínimo possível."

Ainda de acordo com a reportagem, o niksen também pode nos tornar mais produtivos, uma vez que as pausas permitem que o cérebro "descanse". "Provavelmente é por isso que, embora os holandeses não trabalhem muitas horas, eles tendem a ser muito eficientes no trabalho", diz a matéria.

A Holanda é um dos locais mais bem ranqueados na lista de países mais felizes do mundo. Para o psicólogo Bernet Elzinga, da Universidade de Leiden: “Ter um bom sistema de apoio social e um nível de estresse mais baixo está relacionado a se sentir seguro e equilibrado. Portanto, eu não superestimaria a importância disso”. Prontos para desligar a mente?

7 técnicas japonesas para você desacelerar o cérebro e relaxar 7 técnicas japonesas para você desacelerar o cérebro e relaxar

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade