Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
Saúde

Sua dieta pode causar tristeza e ansiedade, alerta estudo

15 set 2024 - 14h44
Compartilhar

Nos últimos anos, a preocupação com a saúde mental aumentou mundialmente em virtude das altas taxas de estresse, ansiedade, depressão e também por conta do isolamento social durante a pandemia do Covid-19. Cada vez mais, os estudos científicos tentam entender diversas correlações entre a tristeza e os hábitos de vida e, agora, um novo trabalho, publicado no final de maio na Nutritional Neuroscience, mostra que comer uma dieta de baixa qualidade nutricional pode levar a alterações cerebrais associadas à depressão e ansiedade. 

“Esse estudo mostrou alterações nos neurotransmissores e no volume de massa cinzenta em pessoas que têm uma dieta pobre, em comparação com aquelas que aderem a uma dieta de estilo mediterrâneo, que é considerada muito saudável”, afirma a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). 

Segundo a médica, os pesquisadores também descobriram que essas alterações estão associadas à ruminação mental (cadeia de pensamentos repetitivos de caráter negativo), parte dos critérios diagnósticos para condições que afetam a saúde mental, como depressão e ansiedade. 

Homework Homework
Publicidade
Seu Terra












Publicidade