4 posturas de yoga para aliviar as dores do período menstrual
Professor explica como essa prática pode ajudar a reduzir os desconfortos causados pela menstruação
Dores nas costas, humor instável e a temida cólica, estes são alguns dos sintomas comuns que as mulheres costumam sentir durante o período menstrual. Para aliviá-los, bolsas térmicas, massagens e repouso são utilizados, mas nem sempre atingem o resultado esperado. Como alternativa, surge a prática de yoga, que tem ganhado destaque por ser uma forma eficaz na promoção de bem-estar.
A seguir, o professor Francisco Kaiut, do Instituto de Pesquisa Kaiut Yoga, indica 4 posturas de yoga para você praticar e reduzir as dores do período menstrual. Confira!
1. Supta Baddha Konasana
Com o objetivo de ajudar no relaxamento da pelve e aliviar as tensões abdominais e pélvicas, essa postura convida a deitar-se de costas, com joelhos dobrados e pés juntos. Ao permitir que os joelhos se abram suavemente para os lados, as mãos repousam sobre o abdômen, e uma respiração profunda por 5 a 10 minutos acompanha a postura para auxiliar no relaxamento do corpo.
2. Supta Virasana
Destacando-se como uma prática para alongar e relaxar os músculos inferiores das costas, essa postura inicia-se sentada, com os joelhos dobrados. Ao permitir que os quadris desçam entre os calcanhares e estendendo suavemente as costas para trás, a respiração profunda e a permanência na posição por 5 minutos concentram-se na liberação de tensões.
3. Supta Padangusthasana
Essa técnica busca esticar os músculos da virilha e aliviar a pressão nas costas. É feita deitada de costas, estendendo uma perna em direção ao teto. Ao segurar o dedão do pé correspondente e respirar profundamente, a alternância de pernas após 5 respirações completa a prática.
4. Virasana
Para realizar a postura de yoga Virasana, comece ajoelhando-se no chão com os joelhos juntos. Sente-se entre os calcanhares, mantendo os pés afastados. Coloque as mãos nos joelhos ou no colo, mantendo as costas retas. Para cólicas menstruais, essa posição pode ajudar a aliviar a tensão abdominal e promover relaxamento.
Por Francisco Kaiut
Professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural.