5 dicas de emagrecimento
Emagrecer é diferente de perder peso. Entenda
O emagrecimento e a perda de peso são dois processos diferentes. Uma pessoa só emagrece caso o percentual de gordura do seu corpo efetivamente for reduzido.
Inclusive, o emagrecimento pode ocorrer juntamente com o ganho de peso, uma vez que a massa magra pode ser a responsável pelos quilos a mais na balança. Da mesma forma, também é possível perder peso e, com ele, massa muscular.
"Não adianta apenas fechar a boca, pois junto com os quilos que vão embora, há a possibilidade de perda de massa muscular. Seguindo essas dicas, você conseguirá um emagrecimento saudável, preservando massa muscular, força, autonomia e qualidade de vida", explica Marcio Atalla.
Dicas de emagrecimento
Ajuste o balanço calórico
Não adianta fazer malabarismos, para emagrecer é preciso consumir menos calorias do que são gastas durante o dia.
"Para emagrecer, é muito importante que haja um déficit no balanço calórico. Isto é, despender mais calorias do que as ingeridas. Cerca de 10% é uma margem segura", afirma o educador físico.
Faça atividade física regularmente
Regularidade é o segredo do sucesso quando o assunto é atividade física.
"Não importa qual a atividade escolhida, o importante é praticá-la regularmente. Apenas tornando-a um hábito é possível colher seus benefícios", aconselha.
Varie os estímulos
Alterne a intensidade dos treinos. Em um dia, ele pode ser mais curto e vigoroso, no outro, mais longo e moderado.
Outra possibilidade são os HITs, ou seja, treinos com picos de intensidade.
"Essa é uma boa estratégia para conseguir um bom gasto calórico e ter regularidade", diz Atalla.
Mescle atividades aeróbicas e de força
Os exercícios aeróbicos ajudam a exterminar calorias e gordura, mas também é importante incluir treinos de força em sua programação, para estimular o ganho de massa magra.
Privilegie alimentos in natura
Esse tipo de alimento é rico em vitaminas e minerais e costuma ter menos calorias do que os industrializados.
"Consuma mais frutas, legumes, verduras e cereais integrais. E, ao escolher sua proteína, opte pelas mais magras, como leite desnatado, ovo e frango", aconselha Atalla.